Poucos sabem, mas o conjunto habitacional Pedregulho, construído sobre pilotis, foi projetado em 1947 e inaugurado em 1951 pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e com paisagismo de Burle Marx. É tido como um marco da arquitetura moderna. Reidy é autor também de obras icônicas da cidade como o Museu de Arte Moderna, o antigo Ministério da Educação (atual palácio Gustavo Capanema) e o Aterro do Flamengo.
Chamado oficialmente de Prefeito Mendes de Moraes, tem 272 apartamentos, entre quitinetes e duplex. Inicialmente foi construído para abrigar funcionários federais e com a transferência da capital para Brasília entrou em decadência anos depois. Só veio a ser reformado em 2010 ganhando a feição original do projeto. A restauração envolveu desde a troca de 580 janelas e de 38 mil peças de cerâmica (cobogós) que ornam as fachadas dos prédios até o reforço dos pilotis e a renovação da rede hidrossanitária. O conjunto virou ponto turístico e recebe até 12 mil visitantes por ano, principalmente de arquitetos e engenheiros do Brasil e do exterior. O lugar foi também palco de filmagens de filmes como Central do Brasil e Velozes e Furiosos 5, além de abrigar eventos de teatro nos apartamentos.
O interessante é que com os vãos entre os apartamentos a circulação de ar é constante o que torna o local fresco até no verão.
Fotos: Ricardo Rabelo