TURISMO >> Bairros

  • 7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem

    Da Redação em 20 de Dezembro de 2023    Informar erro
    7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem

    O Rio de Janeiro é uma cidade que nos surpreende todos os dias. Por mais que achemos que conhecemos tudo, sempre aparece um roteiro novo para desbravar.
     
    Confira super dicas da Agenda Bafafá de cantinhos “secretos” de nossa cidade, nem tanto em evidência, mas de grande valor. Tudo pertinho da gente e que pouca gente conferiu (clique no título de cada um para ler mais e veja as fotos pela ordem na galeria).
     
    Esse com certeza é um cantinho dos cantinhos do Rio de Janeiro. Se a Ilha da Gigóia é escondida, mais ainda a Ilha Primeira. Localizada atrás da Gigóia, na Barra da Tijuca, o local é muito mais tranquilo e residencial do que a ilha famosa. Pelas pequenas alamedas muitas casinhas de capa de revista, com lindos jardins, bounganvilles e árvores. 
     
    O bairro do Humaitá esconde um tesouro da maioria dos cariocas. É o Parque do Martelo, administrado pela Associação de Moradores da área. Localizado junto a um morro encravado no meio do bairro, tem 16 mil metros quadrados em área de mata densa. No local, existe um parquinho para crianças com brinquedos diversos e instrumentos de ginástica para alongamentos. Tudo isso com total silêncio para relaxar e um visual estonteante do Cristo Redentor.
     
    A Vila do Largo, no Largo do Machado, é ponto de artistas, ateliês, cafeterias, bares e coletivos de jovens empreendedores. A antiga vila foi modernizada com um bonito projeto arquitetônico que lembra a Europa. Algumas casas funcionam como espaços de coworking para diferentes áreas culturais. Mensalmente acontecem eventos e atividades artísticas. É bom sempre ficar antenado na programação.
     
    A Ladeira da Misericórdia foi a primeira rua do Rio de Janeiro, aberta em 1567 quando a cidade passou a ocupar o antigo Morro do Castelo. No alto dela estava situado o Largo do Castelo com o prédio do Colégio dos Padres Jesuítas, da Companhia de Jesus e muitas residências.
    Após a demolição do Morro do Castelo (1922), apenas o início da rua foi mantido, mas não leva a lugar nenhum, como se fosse um cenário de cinema. Interessante é que o trecho que sobrou ainda mantém o calçamento original em pé de moleque.
     
    Atrás do Outeiro da Glória fica um canto do Rio que é um charme e pouco conhecido. É a Rua Barão de Guaratiba, um microbairro com ruas de paralelepípedos abertas em 1875, homenageando o barão do mesmo nome, na verdade Joaquim José Ferreira, benfeitor da Santa Casa. Hoje, por ser um local tranquilo e acessível, é bem cobiçado por estrangeiros e profissionais liberais e artistas que acabam fazendo de suas casas também seus locais de trabalho. Muitas casinhas de várias épocas dão o tom nesta canto bucólico.
     
    Uma pérola pouco conhecida do Rio é o salão do antigo restaurante Assyrio, no subsolo do Theatro Municipal do Rio. Diferentemente do estilo europeu do teatro, a decoração é resultante de uma composição entre os estilos babilônico, assyrio e persa. Remete à região da Babilônia e Assyria, onde é nítida a referência ao Palácio de Xerxes, em Persepolis (cerca de A.C, 485-465).
     
    Para quem olha de primeira, nem parece que está no Rio de Janeiro. Poucos conhecem o Plano Inclinado do Outeiro da Glória que facilita o acesso à igreja. Inaugurado em 03 de fevereiro de 1944, foi totalmente reformado em 2003. E o melhor: a subida é grátis. Dali o legal é descer a rua Barão de Guaratiba até o Catete a pé.
    É tão bucólico que a impressão é que não estamos no Rio de Janeiro. Destaque para as belas casas e prédios antigos e ruas de paralelepípedos. Ainda tem o Britan Bar, mais conhecido como Bar do Zé, um armazém antigo transformado em bar que é uma verdadeira pérola. Um passeio maravilhoso.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais
      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Aterro do Flamengo, patrimônio cultural da humanidade, tem jardins de Burle Marx
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Nadir dos Reis carreiro:
        Gostaria de receber mais informações sobre esses lugares escondidos aqui no Rio.

      • Comentário do post Leandro Santos:
        Incluiria nesta lista aquele bairro Santa Genoveva em São Cristóvão, o Parque do Grajaú e a Vila Pereira Carneiro na Ponta d'Areia, em Niterói.

      • Comentário do post Roland:
        Parabéns pelas dicas. Excelentes. Não conhecia quase nenhuma. Vou visita-las. Abs

      • Comentário do post Jorge Leandro Santos de Lima:
        Maravilha,amo o Rionde Janeiro!!


DIVULGAÇÃO