TURISMO >> Bairros

  • Benfica, bairro dos lustres e do CADEG, uma tradição do Rio

    Da Redação em 01 de Novembro de 2021    Informar erro
    Benfica, bairro dos lustres e do CADEG, uma tradição do Rio

    Benfica, na Zona Norte da cidade, é famosa pela “rua dos lustres” e o Cadeg - Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara, o mercado municipal do Rio. É fácil de chegar e dá para aproveitar as duas atrações do bairro no mesmo dia.
     
    A “rua dos lustres”, na verdade, inclui várias ruas, como a Senador Bernardo Monteiro e a Abdala Chama. Nessa área, concentram-se dezenas de lojas com diversos artigos de iluminação. O grupo de lojistas mantém, inclusive, um site com informações para quem quer ter uma ideia do que é oferecido no local: www.ruadoslustres.com.br
     
    Já o Mercado Municipal (Cadeg) é famoso pela grande oferta de restaurantes, flores, bebidas – nacionais e importadas –, entre outros produtos e serviços.
     
    Além dos pratos típicos portugueses, como o bacalhau e as sardinhas, agora há a presença das carnes uruguaias. O Cadeg oferece ainda uma série de facilidades para o visitante, como bancos, agência dos Correios e até uma pet shop.
     
    Ainda na seara dos quitutes, o Bar do Adônis – bom exemplo do boteco carioca – tem suas qualidades propagadas em jornais e revistas nacionais. O bolinho de bacalhau tem fama de ser um dos melhores da cidade e a bebida é servida na temperatura exata.
     
    Arquitetura modernista
     
    Benfica abriga também um ícone da arquitetura nacional: o Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, popularmente conhecido como Pedregulho, uma obra de Affonso Eduardo Reidy, com 328 unidades, incluindo apartamentos, escola e ginásio. A obra é de 1947 e foi feita para ser moradia de funcionários públicos do então Distrito Federal. Marca a fase social de Reidy, que pretendia conjugar habitação, educação popular e modernização.
     
    Ainda no campo da história, é digna de nota a Fonte da Medusa, no Largo do Pedregulho, também chamada de ‘bicão’. Trata-se de uma fonte de água potável, ainda funcionando, construída em ferro fundido, na França, no século XIX. No passado, era usada inclusive pela realeza que passeava por ali a cavalo, a partir da Quinta da Boa Vista, a dois quilômetros de distância.
     
    Já no campo da tecnologia, o bairro foi marcado pela inauguração da primeira fábrica da IBM na América do Sul, em 1939.
     
    Outra presença importante é o Hospital Central do Exército, que funciona na Rua Francisco Manuel, 126, e foi inaugurado no início do século XX.
     
    Texto: Larissa Altoé/Multirio


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Anna Paula:
        Gostaria de receber o preço dos lustre


DIVULGAÇÃO