TURISMO >> Bairros

  • Edifício Julio de Barros Barreto, um marco da arquitetura carioca

    Da Redação em 14 de Abril de 2021    Informar erro
    Edifício Julio de Barros Barreto, um marco da arquitetura carioca
    Local: Edifício Julio de Barros Barreto
    ENDEREÇO: Rua Fernando Ferrari 61
    Projetado em 1947, o Edifício Julio de Barros Barreto, em Botafogo, é um marco da arquitetura carioca. Vizinho à Universidade Santa Úrsula, o prédio de sete andares e 80 apartamentos (com 120 ou 150 metros quadrados) tem os traços característicos dos irmãos arquitetos, já falecidos, Marcelo, Maurício e Milton Roberto (do escritório MMM Roberto).
     
    Tombado pelo Patrimônio Histórico, todas as unidades são dúplex, sendo que o prédio tem um piso intermediário entre os andares, para a entrada de serviço de cada uma delas.
     
    Seu projeto foi baseado num criterioso estudo sobre a insolação, além do regime das chuvas e dos ventos. Um cuidado que se reflete numa das principais vantagens da construção, segundo moradores: a temperatura interna é sempre amena, a ponto de dispensar o ar-condicionado durante o rigoroso verão do Rio.
     
    Na fachada, voltada para a Baía de Guanabara, ficam os quartos e salas, que, além de contarem com a brisa marítima, não são castigados pelo sol.
     
    O prédio foi construído para funcionários do extinto Ipase (Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado) e causou rebuliço na época da inauguração, quando o gênero dúplex era novidade.
     
    O jardim do prédio foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Na área, havia um enorme lago. O jardim desapareceu em meados dos anos 60, quando a rua foi aberta. Num formato incomum, torre liga dois blocos
     
    A estrutura do edifício Julio de Barros Barreto é curiosa: tem forma semelhante à da letra "Y". Afinal, é por isso que os quartos e salas têm a vista privilegiada do Morro da Urca e ainda ficam na sombra. A torre azul, na qual se localizam os elevadores e a escada, é ligada, por duas extremidades, a blocos separados.
     
    Um indicativo de pompa são as janelas da torre, que têm vidros importados da então Tchecoslováquia.
     
    Fonte: Ademi RJ
    Fotos: João Calafate/Arq Guia e 5º Andar
     
    Leia mais:
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Igreja São José, inaugurada em 1842, um lugar de oração no Centro do Rio
      Saiba Mais
      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO