TURISMO >> Bairros

  • Fundição Progresso: antiga fábrica de cofres e fogões virou o maior centro cultural independente do Rio

    Da Redação em 18 de Janeiro de 2022    Informar erro
    O prédio da antiga Fundição Progresso foi construído em 1881 para abrigar a primeira Fábrica de Fogões do Brasil. Ao longo de quase 100 anos fabricou cofres, fogões, ferros de engomar, caixas de água, sinos, portas e portões de ferro e aço, além de qualquer trabalho de fundição e serralheria. Tudo produzido com "ferro nacional”.
     
    A fábrica foi desapropriada em 1975 para a construção de uma avenida, mas que acabou nunca saindo do papel. O grande galpão ficou desativado e em ruínas e ia ser demolido.
     
    Em 1982, um grupo de ativistas culturais, tendo a frente os produtores Márcio Calvão e Perfeito Fortuna, conseguiu a posse do prédio e financiamento para transformar o espaço num "shopping cultural". Anos depois, Fortuna que já tinha criado o Circo Voador, acabou se desentendendo, foi morar no Alto Juruá na Amazônia onde ficou sete anos entre os índios e só voltou em 1999 para reassumir o espaço.
     
    A obra aconteceu por etapas. Inicialmente foi feito o reforço estrutural do edifício, a reforma do telhado, o piso e posteriormente o grande teatro para 5 mil pessoas ao fundo. 

    Ao longo de quase 40 anos, o espaço se tornou o maior centro cultural independente do Rio de Janeiro, palco de espetáculos musicais, teatrais, circenses e festas.
     
    Intrépida Trupe, Armazém Cia de Teatro, Teatro de Anônimo, Vídeo Fundição e Orquestra Petrobras Sinfônica são alguns dos grupos culturais que ocupam permanentemente o espaço para ensaios e apresentação de espetáculos.
     
    A Fundição abrigou shows antológicos de artistas como Cássia Eller, Franz Ferdinand, Roberto Frejat, Caetano Veloso, Morrissey, Ziggy Marley, Motörhead, Slash e Marilyn Manson, além de sediar as edições de 2013 e 2014 do Anima Mundi, segundo maior festival de animação do mundo.
     
     
    Fonte e fotos: Fundição Progresso
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Piscinão de Ramos: sucesso há 20 anos como principal área de lazer da Zona Norte do Rio
      Saiba Mais
      Bairro Glória vai receber obras de conservação e nova iluminação
      Saiba Mais
      Rio foi a segunda cidade do mundo a ter esgotos sanitários e pluviais
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO