A Gávea é um bairro nobre da Zona Sul do Rio com o melhor índice de desenvolvimento humano da cidade e muitas opções de lazer, diversão e gastronomia.
Localizado na encosta do Morro Dois Irmãos, surgiu a partir dos anos 30 quando propriedades rurais deram vez a mansões da incipiente burguesia carioca. Entre 1926 e 1945, a Gávea sediou corridas de carros no famoso Circuito da Gávea.
A partir de 1970, depois da inauguração do Túnel Dois Irmãos e da Autoestrada Lagoa-Barra, o bairro tornou-se alvo de uma intensa especulação imobiliária, com a construção de edifícios e centros comerciais.
Em 2000, seu índice de qualidade de vida foi avaliado em 0,970; alcançando o 1º lugar do Rio de Janeiro, dentre 126 bairros avaliados.
A região possui muitas instituições acadêmicas já que sedia a Pontifícia Universidade Católica – PUC, uma das instituições de ensino mais respeitadas do país com 42 cursos de graduação e nada menos do que 17 mil alunos. E ainda a Escola Americana do Rio de Janeiro, a Escola Parque, Colégio Teresiano, Colégio Stockler, Escola Nova e várias escolas municipais.
Destaque para o
Jockey Club Brasileiro construído em 1932 com o aterramento de parte da Lagoa Rodrigo de Freitas. Com estilo eclético misturando colunas de templos gregos, arco romano e abóbadas de vidro no estilo parisiense, o local tem amplas arquibancadas e gramado junto à pista de 2.040 metros. O local é dotado de muitos bares e abriga ainda restaurantes, teatro, cinema e até escola de profissionais do turfe. Com 640 mil m² de área construída, o Jockey Club é também palco de eventos de gastronomia, moda, cinema e shows musicais. Um lugar legal para passar as horas inclusive com crianças que têm amplo espaço para brincar. E claro, com segurança.
Em frente ao Jockey fica a Praça Santos Dumont e a região conhecida como “Baixo Gávea”. Destaque para o restaurante o Braseiro da Gávea, um dos queridinhos da cidade.
Ali perto fica o
Shopping da Gávea. Inaugurado em 1975, é o único focado em gastronomia com 36 restaurantes e quiosques, 250 lojas, cinco cinemas, quatro teatros e 900 vagas de estacionamento.
Destaque ainda para o Planetário do Rio. Inaugurado em 1970, se tornou sinônimo de lazer e diversão para cariocas e turistas. O Planetário possui duas unidades (Gávea e Santa Cruz), três cúpulas, dentre elas a maior cúpula da América Latina, o Museu do Universo, que abriga diversos experimentos interativos, observatório, biblioteca de acesso gratuito e uma área recreativa externa. É um lugar de conhecimento e difusão científica, educação, cultura e lazer.
No alto da Rua Marquês de São Vicente, imperdível conferir o
Instituto Moreira Sales. Antiga residência da família do embaixador e empresário Walther Moreira Salles, é um dos mais importantes espaços culturais do Rio com uma programação de excelência e um acervo riquíssimo que orgulha a cidade.
A casa projetada em 1948 pelo arquiteto Olavo Redig de Campos revela toda a sua imponência com um belíssimo jardim de Burle Marx, lago com carpas, amplos espaços envidraçados, a varanda dos cobogós e painéis de azulejo também de Burle Marx.
E ainda, pertinho dalí, o
Parque da Cidade. Antiga propriedade do Marquês de São Vicente, tem um bonito jardim com palmeiras, árvores frutíferas e espécies raras, como árvores de pau-brasil que dividem a atenção dos visitantes com as montanhas que rodeiam o espaço e com os animais que lá vivem. Um bonito lago foi criado com o represamento de um córrego, tornando o passeio ainda mais agradável. E ainda um museu com acervo de fotografias de imagens históricas, mapas e objetos do final do século XIX.
E para coroar, a sede do Flamengo é um ícone do bairro. Construído em 1933, o estádio era até recentemente palco dos treinamentos do time e já serviu de palco para shows como do artista Bon Jovi.
Foto: Diego Baravelli/Divulgação Planetário do Rio