TURISMO >> Bairros

  • Hotel Pharoux, o primeiro hotel de luxo do Brasil ficava na atual Praça XV

    Da Redação em 01 de Maio de 2021    Informar erro
    Aberto em 1838 no então Paço Imperial (Praça XV), o hotel Pharoux foi uma iniciativa do francês Louis Pharoux. É apontado como o primeiro hotel de luxo do Brasil, similar da época do atual Copacabana Palace, e era famoso por sua comida internacional e seus vinhos franceses numa cidade onde até então só eram encontrados vinhos portugueses.
     
    Sua localização era estratégica pois o então Paço Imperial era o atracadouro de navios que chegavam ao Rio. Ficou tão famoso que o próprio local passou a ser chamado de Cais Pharoux já que os passageiros podiam desembarcar em frente ao cais do hotel.
     
    O hotel tinha restaurante para mais de 80 pessoas, oferecia serviço de banho, com banheiras de mármore e metal, torneiras de água quente e fria, permitindo regular a temperatura, uma inovação para a época, além de toalhas brancas. E ainda três mesas de bilhar. O ambientes do hotel eram ricamente decorados com móveis e utensílios europeus.
     
    Consta que o francês lutou ao lado de Napoleão durante as guerras Napoleônicas, tendo participado da ultima batalha de Napoleão, quando a França foi derrotada. E então teria se exilado no Brasil.
     
    Após 1860, Pharoux vendeu o hotel e voltou para a França bastante rico com o empreendimento. Os novos donos, no entanto, não conseguiram manter o mesmo padrão e o hotel fechou as portas anos depois. A construção posteriormente abrigou a Casa de Saúde Nossa Senhora da Glória e o Real Hotel e foi demolida em 1958 para a construção do elevado da perimetral quando estava com parte das instalações abandonadas 
     
    Fonte: Rio de Janeiro Aqui
     
    Leia mais:

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA