TURISMO >> Bairros

  • Maior elevatória subterrânea de água tratada do mundo fica no Rio de Janeiro

    Da Redação em 18 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    Maior elevatória subterrânea de água tratada do mundo fica no Rio de Janeiro

    Considerada a obra de engenharia do século, a Elevatória do Lameirão, em Santíssimo, é a maior elevatória subterrânea de água tratada do mundo. 
     
    A água trazida do rio Guandu é bombeada a 117 metros de altura para um túnel pressurizado (foto) de 32km até o Reservatório dos Macacos, na Gávea.
     
    Construído no início dos anos 60, o complexo da CEDAE tem um tanque com 64 metros de profundidade. Uma galeria de acesso liga o prédio ao elevador social para ingresso de pessoas ao salão de bombas.
     
    As galerias escavadas na rocha abrigam salões e bombas, motores, válvulas, bombas de esgotamento e de acesso. Estas galerias subterrâneas são dotadas de sistema de alarme, bombas de esgotamento e portas estanques do tipo submarino.
     
    Toda água bombeada na Elevatória do Lameirão tem como procedência a Estação de Tratamento de Água do Guandu, a maior do mundo, localizada em Nova Iguaçu.
     
    Cerca de 50% da água tratada no Guandu flui para a Elevatória do Lameirão que é responsável pelo abastecimento da Zona Sul, Centro, Bangu, Anchieta, Nilópolis, Acari, zona da Leopoldina, Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
     
    A CEDAE tem muitos problemas que precisam ser resolvidos com urgência. Mas, privatizar seria a melhor solução? Uma empresa pública de abastecimento garante um acesso democrático à água. Para se ter uma ideia, nas cidades do estado onde o abastecimento já está nas mãos da iniciativa privada, os moradores pagam até 70% a mais do que os atendidos só pela estatal. 
     
    A água já é negociada como commodity no mercado futuro em bolsa de valores. Está para o século XXI o que o petróleo esteve para o século XX. 
     
    Privatizar a CEDAE, significa entregar para a iniciativa privada a maior estrutura de produção de água potável do mundo, bem como licenças para captação em rios por até 50 anos.
     
    Segundo Clovis Nascimento, vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro, a CEDAE tem um corpo técnico muito bom. Sua privatização vai ser ruim principalmente para a população pobre. A CEDAE é uma empresa de excelência e precisa continuar pública. 
     
    Fonte: CEDAE


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Barão da Laguna, construído em 1949, foi tema de matéria na Revista Life
      Saiba Mais
      Rua Cardoso Júnior, o cantinho "escondido" do Rio, parece uma cidade do interior
      Saiba Mais
      Condomínio Signore del Bosco tem área de lazer e capela sobre o Morro da Viúva
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Luiz Pereira Carlos:
        Sou totalmente contra privatização da CEDAE

      • Comentário do post Paolo Manoni:
        Excelente informação ! Não sabia dessa construção apesar de ter trabalhado em captações de água em MG e ES ! Tenho curiosidade de saber mais dados como que potência de bombas são usadas e ano de fabricação das primeiras e se foram trocadas ou não ! E como vcs sabem muito bem vários países privatizaram esses serviços e depois de alguns anos restatizaram , espero também que não privatizem ! Vender nunca !!

      • Comentário do post SILVÉRIOS SOARES FERREIRA:
        A água é um bem público essencial e deve ser gerido por uma empresa pública que adote critérios de gestão adequados à sua finalidade.

      • Comentário do post Haroldo Antonio do Amaral:
        A empresa não atende aos anseios da população. A água que nos servem é contaminada e cara.


DIVULGAÇÃO