O bairro Recreio dos Bandeirantes teve início a partir dos anos 1920 depois que a região, então um imenso areal, começou a ser loteada por Joseph Wesley Finch, um americano que adquiriu as terras iniciando a venda de terrenos. Muitos paulistas adquiriram lotes à beira-mar e construíram casas de veraneio. Por isso, a região passou a ser conhecida como Recreio dos Bandeirantes.
A dificuldade para chegar até a área era grande e o Sr. Finch, para atrair possíveis compradores, organizava excursões oferecendo uma feijoada a beira-mar. A longa viagem partia da Cinelândia, passava por Madureira, depois por Jacarepaguá e Estrada dos Bandeirantes, até a Estrada do Rio Morto e finalmente na Praia do Recreio.
Seu ecossistema natural é composto de praias, restingas e lagoas, em parte preservadas nos 4.501.371,48 metros quadrados de área de conservação dos parques Chico Mendes e Marapendi.
Na virada para o século XXI, em conjunto com outros bairros da Zona Oeste, como Camorim e Vargem Pequena, foi a região da cidade que apresentou maior crescimento populacional.
Em relação ao Recreio, especificamente, em 1980 moravam lá apenas 5.276 pessoas. Dez anos depois, os habitantes quase triplicaram, chegando a 14.344. O último dado do IBGE é de 2010 e quantifica 82.240 residentes.
O sistema de transportes que atende a população foi incrementado com a implantação do sistema de BRT – Bus Rapid Transit (ônibus que operam em faixas exclusivas) –, ligando o Recreio dos Bandeirantes à estação de metrô do Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e também aos bairros de Santa Cruz, Campo Grande e ao Aeroporto Internacional.
Outra obra de grande vulto, inaugurada em 2012, é o Túnel Vice-Presidente da República José Alencar, mais conhecido como Túnel da Grota Funda, que abriu caminho entre o Recreio e a baixada de Guaratiba.
A região possui uma boa oferta de bares, restaurantes e recentemente hotéis.
Quem mora no bairro tem o privilégio de praticar esportes ao ar livre muito perto de casa, sejam os aquáticos, como o surfe ou o SUP, sejam os terrestres, como andar de bicicleta na ciclovia, à beira-mar, de skate em uma pista perto do Posto 12, ou mesmo caminhar e correr no calçadão.
Os parques naturais do Recreio dos Bandeirantes são ótimas alternativas para passear com a família ao ar livre e apreciar a beleza da fauna e da flora de lagoas e restingas. Acesso gratuito a ambos os locais, de terça a domingo, das 8h às 17h. É aconselhável levar repelente.
Parque Natural Municipal Chico Mendes – Avenida Jarbas de Carvalho, 679, Pontal de Sernambetiba.
Parque Natural Municipal Marapendi – Avenida Alfredo Balthazar da Silveira.
Fonte: Larissa Altoé/Multirio - Guia Recreio