TURISMO >> Histórias do Rio

  • A origem curiosa das palavras: Cabeça de porco

    Márcio Bueno em 12 de Agosto de 2021    Informar erro
    A origem curiosa das palavras: Cabeça de porco

    De uso corrente, em especial no Rio de Janeiro, cabeça de porco significa 'cortiço', que é uma habitação coletiva, de muitos cômodos, ocupada por moradores de baixo poder aquisitivo.
     
    A origem é um cortiço que havia na rua Barão de São Félix, no Rio de Janeiro. No local, hoje funciona o terminal de ônibus Américo Fontenelle, ao lado do edifício-sede da antiga Central do Brasil.
     
    O cortiço era o mais célebre do país e tinha pertencido ao Conde d'Eu, marido da princesa Isabel, que carregava a fama de tratar os inquilinos com crueldade.
     
    A habitação recebeu esse nome por ter no portal de entrada exatamente uma cabeça de porco esculpida em ferro.
     
    Em janeiro de 1893, a Intendência Municipal, pressionada pela especulação imobiliária, mandou demolir a construção, ignorando os pedidos de clemência dos proprietários e das duas mil pessoas que ainda moravam no local.
     
    Para remediar a coisa, o prefeito Barata Ribeiro mandou dar "de presente" aos ex-moradores os restos de suas casas, incluindo os pedaços de madeira.
     
    Foi com estas sobras de demolição que eles subiram o morro da Providência, que era o mais próximo, e construíram suas casas improvisadas.
     
    Nos textos e ilustrações, a Revista Illustrada criticou severamente a iniciativa de Barata Ribeiro, associando-o ironicamente ao inseto, como no trecho: "Uma barata que engole um porco pela cabeça merece um foguetório fantástico. Fogo nella!"
     

    Extraído do livro A Origem Curiosas das Palavras, do jornalista Márcio Bueno. Publicado pela editora José Olympio, teve seis edições esgotadas, pode ser encontrado no site Estante Virtual



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Real Astoria, o restaurante que fez história no Leblon nos anos 70 e 80
      Saiba Mais
      Festas em apartamentos eram uma febre no Rio entre os anos 70 e 90
      Saiba Mais
      Zé das Medalhas, o personagem que marcou época em Copacabana
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO