TURISMO >> Historias do Rio

  • A origem curiosa das palavras: Gandula

    Márcio Bueno em 27 de Junho de 2021    Informar erro
    Um dos significados do termo Gandula é o de pessoa incumbida de ir buscar e devolver a bola ao campo, ou quadra, durante um jogo.
     
    Nesse sentido, o vocábulo veio do nome do jogador argentino Bernardo José Gandulla (1916-1999), que era muito conceituado em seu país e chegou ao Rio de Janeiro em 1939, para jogar no Vasco da Gama (foto).
     
    Não há acordo entre argentinos e brasileiros sobre os motivos - o surpreendente seria se houvesse, sobretudo quando o assunto é futebol.
     
    Na Argentina, circula a versão de que a palavra seria uma homenagem, pois o jogador era muito educado e tinha o hábito raro de buscar a bola fora do campo, ainda que a reposição favorecesse o adversário.
     
    No Brasil, o que se conta é que Gandulla não disputou alguns jogos por problemas burocráticos, assistindo às partidas ao lado do campo, aproveitando para devolver as bolas. Quando começou a jogar, não teve um bom desempenho, o que levou muita gente a concluir que ele só servia mesmo para repor a bola em campo.
     
    A direção do Vasco acabou anulando o contrato, acusando o jogador de displicência e isolamento. Voltando à Argentina, foi para o Boca Juniors, onde reencontrou o sucesso, tornando-se campeão em 1940, 1943 e 1944, parando de jogar dois anos depois, quando estava no Atlanta.
     
    Mais tarde tornou-se técnico, encerrando a carreira no mesmo Boca Juniors, em 1977. O jogador só tomou conhecimento do que significava em nosso país quando ganhou o prêmio 'Gandula', criado no Brasil e que era distribuído todos os anos a atletas, técnicos e torcidas. Reação do ex-jogador ao saber da existência de um prêmio com o seu nome no Brasil: "Está provado que ninguém é profeta em sua própria terra".
     
    *Extraído do livro A Origem Curiosas das Palavras, do jornalista Márcio Bueno. Publicado pela editora José Olympio, teve seis edições esgotadas, pode ser encontrado no site Estante Virtual
     
    Leia mais:

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA