TURISMO >> Histórias do Rio

  • Bar Veloso abriu as portas em 1945 e virou ícone da boemia carioca

    Da Redação em 19 de Junho de 2022    Informar erro
    Se existe um bar que possa sintetizar a boemia e o espírito carioca, esse bar é o Veloso, em Ipanema. Ele resiste até hoje, mas desde o final de 1966 é conhecido como Garota de Ipanema. E não é a toa. Foi lá que Tom Jobim e Vinícius de Moraes compuseram em 1962 a antológica música "Garota de Ipanema" que conquistou o mundo.
     
    Nos primórdios, o Veloso era uma mercearia comum pertecente ao português Raul Veloso que vendia cerveja e cachaça no balcão. Segundo o escritor Ruy Castro, no livro Ela é Carioca, "a birita passou a sair mais que os outros produtos, mesas foram colocadas, a calçada foi sendo tomada aos poucos e, finalmente, o bar engoliu a mercearia". 
     
    Pouco acostumado com a rotina de um bar, principalmente por conta de brigas por quem tomou umas e outras a mais, Veloso passou o ponto a Armênio Oliveira e seus filhos. A fama veio quando um então Antônio Carlos Jobim foi convidado a tocar violão no recinto.
     
    Já razoavelmente conhecido por seu pioneirismo na bossa nova, Tom tornou o bar famoso, principalmente quando Frank Sinatra ligou para o local convidando Tom a gravar "Garota de Ipanema".
     
    O sucesso mundial da música fez os donos rebatizar o bar com seu nome, mesmo contra a vontade de Tom. O Veloso ganhou fama e passou a ser frequentado por músicos, artistas, intelectuais, jornalistas e outros "biriteiros" de carteirinha. Tanto que os mais assíduos eram conhecidos como "velosianos", entre eles, Leila Diniz, Fausto Wolff, Paulo Berger, entre outros.
     
    A fama da música, e não a do bar, fez a revista Rolling Stone Brasil considera-la a 27ª maior música brasileira de todos os tempos.
     
    Com o passar dos anos, o local virou ponto turístico e os "velosianos" começaram a se afastar. O bar existe até hoje, mas com uma pegada mais internacional e público heterogêneo. A única lembrança daqueles tempos é um cartaz na parede com a letra "Garota de Ipanema".
     
    Letra da música Garota de Ipanema
     
    Olha que coisa mais linda
    Mais cheia de graça
    É ela, menina
    Que vem e que passa
    Num doce balanço
    A caminho do mar

    Moça do corpo dourado
    Do sol de Ipanema
    O seu balançado é mais que um poema
    É a coisa mais linda que eu já vi passar
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Engov, remédio contra a ressaca, foi inventado pelo cientista Albert Sabin que doou a fórmula a um brasileiro
      Saiba Mais
      Praia das Virtudes, a última praia do Centro do Rio, preferida dos casais apaixonados
      Saiba Mais
      Plano Agache, nos anos 30, previa Centro futurista com praça monumental
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO