TURISMO >> Histórias do Rio

  • Bofetada, o bar que marcou época em Ipanema

    Da Redação em 25 de Abril de 2022    Informar erro
    Inaugurado em 1934 com o nome Nova Lisboa, o Bar Bofetada, em Ipanema, ganhou esse nome em 1958. Localizado na Rua Farme de Amoedo nº 87 era apenas um botequim no estilo "pé-sujo" que só ganhou fama a partir dos anos 70.
     
    E não é a toa. Era frequentado por Leila Diniz, Ruy Guerra, Vinícius de Moraes, Grande Otelo, Wilson Simonal e Lucio Rangel, entre outros. Mas, também por surfistas e outros artistas frequentadores do Píer de Ipanema. Era o bar mais disputado depois da praia.
     
    O crítico, jornalista e pesquisador musical Lucio Rangel era o primeiro a chegar e o último a sair. Consta que a casa era a alternativa ao Bar Jangadeiro, outro ícone etílico do bairro. 
     
    Era famoso, principalmente, pela sua picanha fatiada com palmito, seu bolinho de bacalhau, servido quentinho e crocante, além do chopinho da Brahma bem tirado. Sem falar nos sanduíches de pernil e carne assada "dos deuses".
     
    A origem do nome é curiosa. Segundo o jornalista Ruy Castro, foi batizado assim pois o primeiro dono, o português Abílio de Almeida, vivia ameaçando dar bofetadas nos clientes mais alterados. Outra hipótese é que era o nome de um time de futebol que usava o bar como concentração. 
     
    Nos anos 90, o Bofetada sofreu uma grande reforma e ampliou o bar para o segundo andar onde ficavam dois apartamentos. No Bofetada Up, aconteciam rodas de samba, jazz e outros eventos culturais.
     
    Ainda nesta década, passou a ser frequentado por um público homossexual que tornou o lugar seu quartel general. Foi quando começou a perder os clientes tradicionais que não queriam se misturar.
     
    O Bofetada durou até 2009 quando o filho do dono, já aposentado, Flávio, desistiu do negócio.
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Plano Agache, nos anos 30, previa Centro futurista com praça monumental
      Saiba Mais
      Praia das Virtudes, a última praia do Centro do Rio, preferida dos casais apaixonados
      Saiba Mais
      Campos tem farol projetado pelo renomado engenheiro francês Gustave Eiffel em 1877
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO