Construída nos anos 30, a piscina fica nos fundos do prédio do Comendador Raposo Lopes, em Santa Teresa. Dono da Fábrica de Cosméticos Beija-Flor e da Perfumaria Lopes que tinha sucursais por todo o Brasil, ele fundou no local o Santa Teresa Piscina Clube.
Sua grande piscina está desativada por causa de infiltrações e alto custo de manutenção. Comportava 740 mil litros de água. Foi construída sobre 29 colunas de concreto armado e era iluminada a luz fluorescente.
O clube promovia competições de 25m. O curioso é que estrutura foi construída sobre o morro com pilotis segurando o enorme tanque. Os alicerces vão até à rocha, o que não aconteceu em outros prédios de Stª Teresa, que desabaram com o movimento de terra. Por baixo da piscina tinha ainda um salão de festas.
Por cima há um prédio de apartamentos onde vivia toda a família Raposo Lopes. Conhecido como Raposão, fica na Rua Almirante Alexandrino.
O prédio dispunha, ainda, de um anexo, com garagem, ginásio e residência para funcionários do condomínio. O lugar está desvalorizado devido aos constantes tiroteiros registrados na comunidade vizinha Morro dos Prazeres.
Nos anos 70, a empresa, gerida pelos sucessores, foi à falência inclusive com denúncias de caixa 2 e outras irregularidades.
Fonte: Wikipedia/Rio Casas & Prédios Antigos
Leia mais: