Um dos primeiros edifícios do Flamengo, o condomínio Edificio Tamandare foi construído em 1929 e está localizado na rua de mesmo nome. Com 28 apartamentos, em estilo Art Déco, tem um pé direito alto e amplas janelas e varandas com portas altas.
A fachada preserva todos os elementos estilísticos usados pelos arquitetos da firma Gusmão Dourado e Baldassini para obter um efeito majestoso no edifício, que lhes fora encomendado por Carlos Guinle.
Como por exemplo, o robusto portão emoldurado por um pórtico de mármore, as altas venezianas metálicas das janelas e os graciosos guarda-corpos das sacadas. Parte do material de construção do Tamandaré veio de navio da Inglaterra.
Eles são os mesmos autores do projeto da Associação dos Empregados do Comércio, na Av. Rio Branco 120 e do Teatro João Caetano.
A alusão à arquitetura francesa manifesta-se nos alojamentos de empregados que ocupam o andar de cobertura - hoje, na sua maioria, eles funcionam como escritórios, bibliotecas e ateliês dos moradores.
Consta que o milionário Carlos Guinle construiu o Tamandaré para hospedar os amigos e homens de negócios por ficar a poucos quarteirões dos centros do poder político da capital da República. Apenas poucas unidades foram vendidas na planta, mesmo assim para pessoas muito próximas.
Leia mais: