TURISMO >> Historias do Rio

  • Dom Pedro I foi o primeiro homem branco a chegar ao cume do Corcovado

    Da Redação em 15 de Julho de 2021    Informar erro
    Dom Pedro I tinha o hábito de desbravar novos lugares na cidade. Registros históricos dão conta que foi ele que descobriu o caminho do Corcovado sendo o primeiro homem branco a atingir o seu cume em 1824 quando organizou uma expedição.
     
    A partir dessa proeza, a excursão ao alto do Corcovado passou a constituir o passeio predileto dos estrangeiros ou visitantes do Rio. Ele manda construir um belvedere e um parapeito para segurança do público, além de um acampamento rústico para uso da família imperial.
     
    Décadas depois surgiu a idéia de se construir uma estrada de ferro que levasse ao alto da montanha. Um dos engenheiros envolvidos foi Francisco Pereira Passos, prefeito do Rio, anos mais tarde. A obra foi inaugurada em 9 de outubro de 1884, com a presença de Dom Pedro II.
     
    Pouco depois foi erguido um coreto no local onde seria construído o Cristo. Chamava-se Chapéu de Sol (foto capa) e tinha uma base circular. Os visitantes apreciavam a vista, comiam em um pequeno bufê e, em datas festivas, ouviam apresentações de músicos. O coreto foi transferido depois para um trecho abaixo e, em 1940, foi desmontado. 
     
    Posteriormente, em 1926, começaram as obras de construção do Cristo Redentor que terminaram em 1931. A  estátua foi inaugurada no dia 12 de outubro daquele ano.
     
    Leia mais:
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Carlos, G. M.:
        Isto é a verdadeira história do Rio de Janeiro. Não apenas os feitos militares, nem sempre tão heróicos como aparecem.


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA