TURISMO >> Histórias do Rio

  • Edifício Banco Boavista, obra modernista de Niemeyer na Candelária

    Da Redação em 22 de Março de 2021    Informar erro
    Edifício Banco Boavista, obra modernista de Niemeyer na Candelária

    Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1946, o edifício Boavista apresenta solução de grande criatividade ao atender à legislação vigente, que exigia o recuo do pavimento térreo visando a criação de galerias dos dois lados da Av. Presidente Vargas.
     
    Inaugurado em 1948, a fachada frontal surpreende pela cortina curvilínea de tijolos de vidro, entre pilotis, que ilumina o interior do edifício. A fachada oeste, possui brise-soleil de madeira regulável de acordo com a necessidade e a fachada norte possui brises horizontais em concreto, similares aos da sede do MEC.
     
    Na fachada há um painel em mosaico, de Paulo Werneck e até 2013 tinha no interior "A primeira missa no Brasil", tela de Portinari, pintada no ano da inauguração do edifício. Hoje esta obra faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes.
     
    O Boavista foi um dos bancos mais tradicionais do Rio de Janeiro, último remanescente da época em que a Cidade era capital política e financeira do País.
     
    Foi fundado há 75 anos pela família Lineu de Paula Machado, mas não resistiu à abertura da economia, sendo vendido em 1997 ao consórcio luso-franco-brasileiro, formado pelo grupo nacional Monteiro Aranha, dos empresários Olavo e Baby Monteiro de Carvalho, o grupo lusitano Espírito Santo e pelo banco francês Crédit Agricole.
     
    Em 2000, o Bradesco comprou as ações do Banco. O edifício está em bom estado de conservação e tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC) desde 1992.
     
     
    Fonte: Wikipedia/IPatrimônio
    Fotos: Leonardo Finotti


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais
      1964, o ano da epidemia de "beijos" no carnaval carioca
      Saiba Mais
      O tesouro escondido de Angra dos Reis: a busca pelo meteorito perdido
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO