TURISMO >> Historias do Rio

  • Homossexualidade não era tabu entre índios brasileiros, diz estudo

    Da Redação em 17 de Julho de 2021    Informar erro
    Um estudo conduzido por Estevão Fernandes, antropólogo da Universidade Federal de Rondônia e Barbara Arisi, professora visitante da Vrije Universiteit Amsterdam, apontou que a homossexualidade não era tabu entre os índios brasileiros.

    Antes da vinda dos europeus para o país, os indígenas mantinham relações homoafetivas como algo normal, apontou o estudo, afirmando que a homofobia foi algo criado pelos colonizadores.

    Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores se basearam nos relatos de navegadores que estiveram no Brasil durante os primeiros anos de colonização e descreviam que entre os índios eram comuns práticas sexuais que a civilização europeia classificava como “imorais”.
     
    Segundo o antropólogo Luiz Mott, quando os portugueses chegaram ao Brasil escandalizaram-se ao encontrar tantos índios praticantes da homossexulidade. "Eram chamados na língua tupinambá de tibiras, enquanto o padre francês André Thevet (1575) intitulou-os de berdache, termo de origem persa para descrever nativos homossexuais", conta Mott no livro Histórias do Brasil para Ocupados.
     
    E complementa: "Também muitas mulheres indígenas entregavam-se umas às outras em relações lésbicas". 
     
    Registros indicam índios gays desde o século 16, considerados como "sodomitas" que sofriam violência física com requintes de crueldade por parte dos colonizadores. O processo de "catequização" dos índios incluía muitas vezes atos cruéis como punição ao "pecado".

    O preconceito contra homossexuais em tribos indígenas brasileiras hoje em dia ainda é grande, dizem os pesquisadores. Em algumas tribos, homossexuais podem ser vítimas de violência física, expulsão e até morte.

    Fonte: Tiago Minervino/Observatório G e livro História do Brasil para Ocupados

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Luciano da Silva:
        Essa história sobre LGBTI'S conta o tema sobre a opção sexual de muita gente, principalmente índios. Sem homofobia e sem preconceito.


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA