TURISMO >> Historias do Rio

  • Mercado Municipal da Praça XV, maior abastecedor de alimentos do Rio durante 50 anos

    Da Redação em 04 de Maio de 2021    Informar erro
    Inaugurado em 1907, o Mercado Municipal da Praça XV foi o maior abastecedor de alimentos do Rio durante mais de 50 anos. Ele ocupava o terreno à beira mar onde está o restaurante Albamar cujo torreão integrava o complexo.
     
    A planta quadrada tinha cinco torrões octogonais – um maior no centro com um relógio de 35 metros – e quatro nas extremidades importados da Bélgica.
     
    O mercado foi fabricado na França, e a sua estrutura era toda de ferro pré-moldado, marcada pelas estruturas metálicas muito comuns em mercados e grandes projetos que predominavam no início do século XX. Os mais de 200 boxes no espaço interno vendiam mercadorias nacionais e importadas. O mercado não fechava.
     
    Ele foi demolido em 1962 durante a gestão Carlos Lacerda sob alegação de que "atrapalhava o progresso" da cidade. Acabou sendo "cortado" para a construção do elevado da perimetral em 1960 e demolido totalmente dois anos depois.
     
    Com a demolição do mercado, os feirantes foram transferidos para o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), localizado em Benfica, e o Mercado de São Sebastião, situado na Penha.
     
    Leia mais:

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA