Inaugurado em 1907, o Mercado Municipal da Praça XV foi o maior abastecedor de alimentos do Rio durante mais de 50 anos. Ele ocupava o terreno à beira mar onde está o restaurante Albamar cujo torreão integrava o complexo.
A planta quadrada tinha cinco torrões octogonais – um maior no centro com um relógio de 35 metros – e quatro nas extremidades importados da Bélgica.
O mercado foi fabricado na França, e a sua estrutura era toda de ferro pré-moldado, marcada pelas estruturas metálicas muito comuns em mercados e grandes projetos que predominavam no início do século XX. Os mais de 200 boxes no espaço interno vendiam mercadorias nacionais e importadas. O mercado não fechava.
Ele foi demolido em 1962 durante a gestão Carlos Lacerda sob alegação de que "atrapalhava o progresso" da cidade. Acabou sendo "cortado" para a construção do elevado da perimetral em 1960 e demolido totalmente dois anos depois.
Com a demolição do mercado, os feirantes foram transferidos para o Centro de Abastecimento do Estado da Guanabara (Cadeg), localizado em Benfica, e o Mercado de São Sebastião, situado na Penha.
Leia mais: