Construído em 1841 na Praça XV, o Mercado da Candelária tem projeto assinado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny. Ficava onde é hoje o Centro de Convenções da Bolsa de Valores do Rio. Não é a toa que a rua leva até hoje o nome "Rua do Mercado".
Um segundo pavimento foi construído em 1869 e mais três pavilhões anexos em 1870. Foi o principal abastecedor de alimentos do Rio durante o Império e no início da República.
O mercado era dividido em três partes: o centro, destinado às vendas de verduras, aves; o lado do mar, para venda de pescado fresco e os lados da Rua do Mercado e o Largo do Paço destinados às vendas de cereais, legumes, entre outras mercadorias.
No centro das fachadas voltadas para o Largo do Paço e para a Rua do Ouvidor, estavam os portões de entrada. A área total construída era de 5.187 metros quadrados.
O local passou por vários incêndios que destruíram parte das instalações, mas sempre reabriu até fechar as portas definitivamente em 1911 quando já era considerado insalubre para os novos padrões sanitários "europeizados".
Fonte: Blog Saudades do Rio
Leia mais: