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  • Rio teve ônibus elétricos em 1963 com linhas até Ipanema e Leblon

    Da Redação em 20 de Novembro de 2023    Informar erro
    Rio teve ônibus elétricos em 1963 com linhas até Ipanema e Leblon

    No dia 21 de maio de 1963 circularam os últimos bondes na Zona Sul do Rio de Janeiro, nas linhas dos bairros do Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho.
     
    Nesse mesmo mês, iniciou-se a operação da primeira faixa exclusiva para ônibus na Zona Sul, no contrafluxo das avenidas Visconde de Pirajá e Ataúlfo de Paiva.
     
    Isso permitiu a circulação dos ônibus elétricos da CTC nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, as avenidas Bartolomeu Mitre, Ataúlfo de Paiva e Visconde de Pirajá foram asfaltadas, substituindo os paralelepípedos.
     
    A novidade agradou, pois encurtou distâncias mas, no entanto, gerou problemas de atropelamentos, pois as pessoas não conseguiam ouvir a aproximação dos ônibus e os ônibus circulavam em mão e contramão. A sinalização era feita com placas esparsas e quem não prestasse atencão podia se machucar sério.
     
    Em maio de 1967, a cidade contava com 121 empresas particulares, operando uma frota de 3.800 ônibus, além de uma empresa pública com 625 ônibus.
     
    Em novembro de 1968, o Estado da Guanabara possuía 78 empresas de ônibus, com uma frota de 4.238 veículos diesel distribuídos em 242 linhas. O sistema de ônibus elétrico da CTC contava com 198 veículos patrimoniais, incluindo 110 trólebus em operação em 9 linhas na Zona Sul e 50 trólebus em 5 linhas da Zona Norte.
     
    Fonte: Rio Ônibus


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