TURISMO >> Histórias do Rio
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Rio teve ônibus elétricos em 1963 com linhas até Ipanema e Leblon
Da Redação em 20 de Novembro de 2023 Informar erro
No dia 21 de maio de 1963 circularam os últimos bondes na Zona Sul do Rio de Janeiro, nas linhas dos bairros do Flamengo, Laranjeiras e Cosme Velho.Nesse mesmo mês, iniciou-se a operação da primeira faixa exclusiva para ônibus na Zona Sul, no contrafluxo das avenidas Visconde de Pirajá e Ataúlfo de Paiva.Isso permitiu a circulação dos ônibus elétricos da CTC nos dois sentidos. Ao mesmo tempo, as avenidas Bartolomeu Mitre, Ataúlfo de Paiva e Visconde de Pirajá foram asfaltadas, substituindo os paralelepípedos.A novidade agradou, pois encurtou distâncias mas, no entanto, gerou problemas de atropelamentos, pois as pessoas não conseguiam ouvir a aproximação dos ônibus e os ônibus circulavam em mão e contramão. A sinalização era feita com placas esparsas e quem não prestasse atencão podia se machucar sério.Em maio de 1967, a cidade contava com 121 empresas particulares, operando uma frota de 3.800 ônibus, além de uma empresa pública com 625 ônibus.Em novembro de 1968, o Estado da Guanabara possuía 78 empresas de ônibus, com uma frota de 4.238 veículos diesel distribuídos em 242 linhas. O sistema de ônibus elétrico da CTC contava com 198 veículos patrimoniais, incluindo 110 trólebus em operação em 9 linhas na Zona Sul e 50 trólebus em 5 linhas da Zona Norte.Fonte: Rio Ônibus
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