Parece que foi ontem mas já faz 17 anos que a banda Rolling Stones se apresentou para um milhão de pessoas na Praia de Copacabana. O show antológico, no dia 18 de fevereiro de 2006, teve direito até ao vocalista Mick Jagger de camiseta com a bandeira do Brasil.
A presença da banda inglesa no Rio trouxe gente de todo o país e do exterior, lotando hotéis e restaurantes. O palco estava localizado em frente ao Copacabana Palace e tinha gente assistindo até a altura da Av. Princesa Isabel.
Para não ser incomodado foi instalada uma passarela exclusiva para Mick Jagger e sua comitiva de 140 pessoas em frente ao hotel onde também estava hospedado.
Entre as exigências da banda, uma mesa de bilhar no camarim e um restaurante japonês exclusivo, além de 5 litros de leite de soja, água Perrier, 3 galoes de água destilada, 6 garrafas de Absolut, 2 garrafas de Jack Daniel's, 5 caixas de Corona, 24 garrafas de vinho branco e 24 garrafas de tinto.
O gigantesco palco tinha 27 metros de altura por 70 de largura e 30 de profundidade. Foram colocados 16 telões e nove pares de caixas de delay com uma cobertura de som e imagem por 900 metros de areia (até a altura do Hotel Meridien), além do megatelão da própria banda.
Destaque para a língua inflável de 10 metros de comprimento e 443 pontos de luz e efeitos. O palco também tinha um prolongamento móvel de 60 metros para um pequeno palco de 10m por 9m onde Mick Jagger cantou algumas músicas.
Os equipamentos dos Stones vieram para o Brasil em dois aviões, um 747 com 100 toneladas e um MD11 com 70 toneladas, além de oito toneladas despachadas por frete aéreo e cinco contêineres marítimos de 40 pés.
Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts ocuparam todo o sexto andar do Copa. Cada um ficou numa suíte presidencial, com 140 metros quadrados. E tinham quatro Mercedes modelo M500, com vidros pretos à disposição.
A Bigger Bang Tour foi a décima oitava turnê da banda de rock britânica The Rolling Stones, em suporte ao 22º álbum de estúdio do grupo, A Bigger Bang.
Com início em Toronto, no Canadá, em 10 de agosto de 2005, a turnê terminou mais de dois anos depois, em Londres, Inglaterra, no dia 26 de agosto de 2007, tendo sido apresentada para mais de 4,6 milhões de fãs ao redor do globo neste período, arrecadando algo perto de 558 milhões de dólares,.
Com isso, a Bigger Bang Tour, de 2007 a 2011, foi a turnê mais rentável de todos os tempos, até ser superada, em maio de 2011 pela U2 360º Tour, da banda irlandesa U2.
O show em terras cariocas foi considerado o maior de toda a carreira dos Rolling Stones. Recentemente, a banda lançou coleção com a apresentação de Copacabana.
Foto: Fábio Rossi/O Globo