O Açude do Camorim, construído em 1908, está localizada a 436 m de altitude, em uma das sedes do Parque Estadual da Pedra Branca, em Jacarepaguá. É o maior manancial da área de Jacarepaguá, chegando a 18 metros de profundidade. A represa é abastecida por diversos rios, sendo o principal o Rio Camorim.
O açude não é natural, foi planejado pelo engenheiro Sampaio Corrêa e construído por Henrique de Novaes em 1908. Ele tem águas tranqüilas habitadas por carpas, traíras e lambaris. No entorno, muitas árvores, pássaros e animais.
O banho não é permitido, pois é uma área de captação de água. Entretanto, é possível se refrescar na Cachoeira do Camorim, que fica a 30 minutos, em um desvio à direita, antes de chegar ao Açude.
A trilha que dá acesso ao Açude do Camorim é toda sombreada e o percurso é feito dentro da floresta de Mata Atlântica. A caminhada é considerada moderada.
No ano 2020, diante de risco de rompimento do açude a justiça determinou que a CEDAE realize obras de reparos.
Como chegar: Pela Trilha do Açude do Camorim, que começa ao lado do centro de visitantes no núcleo Camorim e tem cerca de 4 km de extensão com um desnível de cerca de 300 metros.
Leia mais: