TURISMO >> Passeios

  • Arcos da Ladeira do Leme: defesa do Rio no século 18

    Da Redação em 15 de Outubro de 2023    Informar erro
    Arcos da Ladeira do Leme: defesa do Rio no século 18
    Local: Ladeira do Leme
    Quem sai de Botafogo sentido Copacabana pela lateral de acesso ao Riosul sobe a Ladeira do Leme e se depara com dois arcos de cinco metros de altura e três de largura construídos no século 18 para servir de acesso ao forte existente no local e para impedir eventual invasão da cidade a partir da Praia de Copacabana. Os arcos resistem ao tempo e foram construídos com pedras, mistura de cal e óleo de baléia. 
     
    No alto do morro ficava um sinaleiro que cuja missão era avisar os outros fortes da cidade sobre a aproximação de embarcações inimigas. Atualmente o lugar é ocupado por uma Vila Militar com casinhas e uma rua principal que parecem ter saído do túnel do tempo. Esta vila serve de acesso para caminhada até o Morro do Chapéu Mangueira, mas para acessar tem de ter autorização prévia. 
     
     
    A melhor forma de conferir é indo de carro mesmo. Mas, fique atento pois o tráfego é intenso, apesar da ladeira e tem apenas uma pequena área de estacionamento pertencente à Vila Militar no alto. 

    • FOTOS



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sandboard, uma experiência incrível em duna isolada de Cabo Frio
      Saiba Mais
      Miguel Pereira ganha mais um parque de aventura, o Serra Radical
      Saiba Mais
      Forte de Gragoatá, em Niterói, o segundo mais antigo da Baía de Guanabara
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Daniel Jerônimo:
        Morei no alto da vila militar de 94 a 97, estudei no Porto Rico e fiz grandes amigos, uma infância muito boa na Babilônia. Subi e desci muito essas ladeiras a pé.

      • Comentário do post Marcia:
        Adoro estes textos, mas para chegar neste túnel é fácil? É vc consegue entrar na Vila? Onde pede autorização ?

      • Comentário do post Geraldine:
        A matéria tão interessante, e apenas uma foto atual, e uma antiga. Estamos na internet. Tem espaço para publicar mais gotos e sem aumentar o custo.

      • Comentário do post jose wilson sales:
        Morei ai na Vila Militar que existe um pouco acima destes arcos, nos anos de 1951 e 1952. Meu PAI, o Major Wilson Alves Sales, do Exército Brasileiro, Ex-Integrante da FEB, servia no 8º GACM, no Leblon. Ai, junto dos arcos, existe uma capelinha, onde fiz minha primeira comunhão. Tenho saudades daqueles tempo de criança. Eu tinha apenas, 7 anos e estudava no Colégio Francisco Alves, na Rua da Passagem, em Botafogo. Era um lugar tranquilo e agradável. Merece ser visitado


DIVULGAÇÃO