Uma ponte de pedra estimada em 180 anos foi descoberta dentro do Parque Natural Municipal de Niterói após a remoção de 52 metros cúbicos de terra acumulada por décadas.
A escavação durou quatro meses e foi realizada por um grupo de cinco voluntários do Parnit que atuam no parque, e que serão homenageados com a instalação de uma uma placa para marcar a ação de resgate do monumento.
"Existe uma chance enorme que essa ponte seja realmente datada do período da escravidão pelo estilo arquitetônico, feito de pedra de mão colado com óleo de baleia", conta o administrador do Parnit, Alex Figueiredo.
O Parque Natural Municipal de Niterói, mais conhecido como PARNIT, abriga áreas como o antigo Parque da Cidade, a Praia do Sossego e o Morro da Viração.
O acesso à Ponte de Pedra é feito pela Trilha Colonial, uma caminhada que dura 30 minutos e percorre 1,3 quilômetro. A trilha tem como referência o portão de entrada para o Parque da Cidade, sede do Parnit, localizado na Estrada Nossa Senhora de Lourdes, s/nº, em Charitas, Zona Sul de Niterói. A Colonial é uma trilha sinalizada considerada fácil, com poucas bifurcações e leito bem definido.
Fonte e fotos: Prefeitura de Niterói