A região do atual município de Comendador Levy Gasparian foi desbravada nos últimos anos do século XVII e os primeiros do século XVIII pelo bandeirante paulista Garcia Rodrigues Paes que comandou a abertura do Caminho Novo e recebeu larga extensão de terras entre os rios Paraíba do Sul e Paraibuna onde fundou uma fazenda com o nome de Paraibuna.
Comendador Levy Gasparian foi também Caminho Real e no local Dom Pedro fazia a troca das diligências durante seus deslocamentos.
A 141 km do Rio, a região tem uma natureza exuberante. O destaque é grande formação rochosa em granito existente em MontSerrat, 2º Distrito do Município, uma das mais belas atrações naturais da região. A Pedra tem 890 metros de altitude e um imenso paredão vertical com cerca de 400m.
Destaque também para as corredeiras do Rio Paraibuna, a Igreja Nossa Senhora do Mont Serrat, do século XIX, o museu Rodoviário e as trilhas que cortam a região. Como não tem infraestrutura turística a visita se resume ao passar o dia num lugar privilegiado pela natureza.
Levy Gasparian também é o local de encontro dos amantes das serestas, bolero e samba canção. Uma gincana anual é realizada perto das festividades juninas, dividindo os municípios em três equipes.
O município tem esse nome desde 1963 para homenagear o Comendador Levy Gasparian, de origem armênia, que em 1953 havia instalado no distrito de Serraria um vasto parque industrial fabril. No final da década de 1980, foi criada a Comissão Pró-Emancipação de Comendador Levy Gasparian, que no ano de 1991 resultou na criação do Município deixando de fazer parte de Três Rios.
Está localizado a poucos quilômetros da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e a 10 minutos de Três Rios. É cortada pela Rodovia Washington Luíz conhecida como BR-040 que liga a capital Rio de Janeiro a Belo Horizonte.
Fonte: Prefeitura de Comendador Levy Gasparian/Wikipedia