TURISMO >> Histórias do Rio

  • Alpinista britânica Henrietta Carstairs foi a primeira a escalar o Pão de Açúcar

    Da Redação em 15 de Janeiro de 2024    Informar erro
    Alpinista britânica Henrietta Carstairs foi a primeira a escalar o Pão de Açúcar

    Foto: Custódio Coimbra


    Em 1817, a alpinista britânica Henrietta Carstairs se tornou a primeira pessoa a escalar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A façanha de Carstairs foi destaque principalmente por ser a face leste, tida então como inatingível, com seus 395 metros de altura. 
     
    Ao chegar ao topo da montanha, Carstairs colocou a Union Jack, bandeira nacional do Reino Unido, no topo. Segundo a lenda, um soldado português patriota, no dia seguinte, escalou o monolito e substituiu a Union Jack por uma bandeira portuguesa. 
     
    Os estrangeiros, definitivamente, estavam no caminho do monolito. O bondinho foi construído por alpinistas suíços especialmente treinados que levaram as peças nas costas em escaladas super perigosas. Estima-se que, ao todo, carregaram quatro toneladas de equipamentos.
     
    Os dois bondinhos de madeira maçiça, feitos na Alemanha, com capacidade para 22 passageiros, foram içados por cabos de aço e um guincho manual desmontável construído no topo do Morro da Urca.
     
    Recentemente revelamos um fato que muda completamente a geografia histórica da cidade: os Morros da Urca, Pão de Açúcar e o Cara-de-Cão formavam originalmente uma ilha chamada Trindade.

    O Oceano Atlântico tinha conexão direta com a enseada de Botafogo no trecho onde é hoje a Praça General Tibúrcio supostamente aterrado no final do século XVII.
     
    O fato foi confirmado pelo historiador Milton Teixeira, um dos maiores especialistas em história do Rio.
     
    "Existe um mapa de 1624 que comprova que o local era de fato uma ilha. Eu acredito que na maré baixa deveria existir a praia vermelha, mas na maré alta a área virava uma ilha. Depois vieram sucessivos aterros que fecharam de vez a passagem da água. Não é a toa que até hoje a enseada de Botafogo é poluída". 
     
    Curiosamente, o Pão de Açúcar chegou a ser cotado para abrigar a estátua do Cristo Redentor. O monumento natural já apareceu num filme de James Bond sendo um dos cartões postais mais famosos do mundo.
     
    O teleférico do Pão de Açúcar foi o primeiro do Brasil e o terceiro do mundo. Atualmente, é o mais longevo em operação e carrega a marca de mais de cinco milhões de viagens.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais
      Inaugurado em 1872, Canal Campos-Macaé é o segundo canal artificial mais longo do mundo
      Saiba Mais
      Ziraldo: tesouro nacional admirado por gerações criou coleção de fósforos em 1970
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO