O Ateliê Cosmonauta Mosaico, com recursos da Lei Aldir Blanc, concluiu o segundo dos 10 murais de mosaico, com aproximadamente 2,5m2 cada, representando diferentes povos originários do continente, sua relação com animais sagrados e com o território.
Os murais estão sendo montados na Travessa do Liceu, passagem de pedestres entre o Morro da Conceição e o Edifício A Noite, na Praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro.
Os trabalhos buscam expressar a cultura desses povos e sua relação com a natureza, especialmente com animais sagrados. Além disso abordam o conceito de Abya Yala, termo que vem sendo utilizado por diversos povos originários do nosso continente em substituição à palavra América como forma de construir um sentimento de união e pertencimento a partir da perspectiva dos povos indígenas, além de contribuir na discussão acerca da descolonização de nosso pensamento.
O Cosmonauta Mosaicos é um ateliê de arte especializado em mosaico de cerâmica composto por Natalia Reyes, mosaicista e designer e John Souza, mosaicista e historiador. Com sede no Morro da Conceição, Rio de Janeiro e atuando desde 2012 o ateliê produz peças, ministra cursos e oficinas além de intervenções urbanas de mosaico.
O Cosmonauta Mosaicos faz projetos sob encomenda para comércio, residências e edifícios.
Leia mais: