ARTE E CULTURA >> Exposição

  • Murais do Abya Yala, do Ateliê Cosmonauta Mosaicos, revitalizam área degradada na Praça Mauá

    Da Redação em 16 de Abril de 2021    Informar erro
    Murais do Abya Yala, do Ateliê Cosmonauta Mosaicos, revitalizam área degradada na Praça Mauá
    Local: Cosmonauta Mosaicos
    ENDEREÇO: Travessa do Liceu (atrás do Edifício A Noite) - Praça Mauá
    LINK: Clique aqui e visite o site
    O Ateliê Cosmonauta Mosaico, com recursos da Lei Aldir Blanc, montou o primeiro dos 10 murais de mosaico, com aproximadamente 2,5m2 cada, representando diferentes povos originários do continente, sua relação com animais sagrados e com o território.
     
    Uma vez por mês será montado um mural diferente na Travessa do Liceu, passagem de pedestres entre o Morro da Conceição e o Edifício A Noite, na Praça Mauá, zona portuária do Rio de Janeiro.
     
    Os murais buscam expressar a cultura desses povos e sua relação com a natureza, especialmente com animais sagrados. Além disso abordam o conceito de Abya Yala, termo que vem sendo utilizado por diversos povos originários do nosso continente em substituição à palavra América como forma de construir um sentimento de união e pertencimento a partir da perspectiva dos povos indígenas, além de contribuir na discussão acerca da descolonização de nosso pensamento.

    O projeto tem por objetivo também abrir um espaço de discussão e diálogo sobre o reconhecimento e valorização dos povos originários do nosso continente indígena e multicultural. Falar sobre diversidade e respeito por todas as formas de ser e de existir na América, ou melhor dizendo, no Abya Yala.

    O primeiro mural, instalado no dia 02/04 faz referência ao povo Selk`nam, originário da Terra do Fogo, extremo sul do continente, área hoje correspondente aos territórios de Chile e Argentina. Tinham uma relação especial com a baleia, fonte de alimento, de muitos recursos materiais e elementos simbólicos.
     
    O chaman estabelecia uma conexão mística com a baleia e a atraia para a praia através de cantos. A partir de finais do século XIX os Selk`nam foram brutalmente perseguidos, mortos ou expulsos de suas terras chegaram a ser considerados extintos, mas atualmente comunidades Selk`nam vem se reorganizando e reivindicando seus direitos.
     
    O Cosmonauta Mosaicos é um ateliê de arte especializado em mosaico de cerâmica composto por Natalia Reyes, mosaicista e designer e John Souza, mosaicista e historiador. Com sede no Morro da Conceição, Rio de Janeiro e atuando desde 2012 o ateliê produz peças, ministra cursos e oficinas além de intervenções urbanas de mosaico.

    Nas intervenções urbanas, principal área de trabalho do ateliê, o Cosmonauta Mosaicos busca ressignificar espaços da cidade ajudando para criação de novas dinâmicas, trazer a arte para o espaço público, espaço democrático onde todos podem ter acesso e também trabalhar com temáticas que consideramos importantes contribuindo dessa forma para o debate público.
     
    O Cosmonauta Mosaicos faz projetos sob encomenda para comércio, residências e edifícios. 
     
    Leia mais:


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Exposição “Uma Casa Toda Sua”: 14 artistas mulheres inspiradas em Virginia Woolf
      Saiba Mais
      Exposição Mundo Zira, um mergulho na obra do cartunista Ziraldo no CCBB Rio
      Saiba Mais
      “Riscar o Chão” reúne fotos e gravuras tendo o corpo em movimento no Art Sesc
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO