Inaugurada em 1906, a Av. Beira Mar foi uma das grandes obras de modernização do Rio, juntamente com a Av. Central e do Novo Porto, planejadas e executadas pela então capital federal, durante o governo do Presidente Rodrigues Alves e a gestão do Prefeito Pereira Passos.
O primeiro trecho ia do Obelisco da então Av. Central até a Praia de Botafogo passando pela Praia do Flamengo. Ela media em toda a sua extensão aproximadamente 3.900 metros contando com a "Avenida da Ligação" (atual Av. Oswaldo Cruz) entre o Morro da Viúva e a Praia de Botafogo.
O trecho entre o Obelisco e Av. Marechal Câmara foi construído em 1922 sobre um aterro feito com o entulho proveniente do desmonte de parte Morro do Castelo. Ainda em 1922, durante a administração do Prefeito Carlos Sampaio outra obra foi realizada: a Av. Rui Barbosa em torno do Morro da Viúva, em prolongamento contornando o litoral.
Esta avenida é uma opção à Av. Oswaldo cruz, visando atingir Botafogo e dando continuidade de forma mais veloz e com maior capacidade de tráfego para os que se dirigem também aos demais bairros da zona sul, como Copacabana, Ipanema e Leblon.
Hoje a Av. Beira Mar vai da Rua Marechal Câmara até a altura do antigo Hotel Glória.
Fonte: Rio de Janeiro Aqui
Leia mais: