TURISMO >> Histórias do Rio

  • Botafogo teve barcos a vapor ligando o Centro a partir de 1843

    Da Redação em 02 de Maio de 2022    Informar erro
    Em 1839, um precário serviço de transporte com tração animal ligava o bairro Botafogo ao centro da cidade. Era uma viagem tortuososa em estradas ainda precárias. Como o bairro começava a ser ocupado pela nobreza e diplomatas estrangeiros, em 1843 foi inaugurado um serviço de barcos a vapor que por muitos anos foi o principal meio de transporte dos moradores.
     
    A “carreira” de barcos a vapor, gerida por ingleses, ligando o Saco do Alferes nas proximidades da Gamboa com Botafogo, tinha grande procura de público com barcas saindo da cidade, todos os dias, às 7h30, 10h, 14h30, 16h30 e 18h30. A partir de Botafogo para a cidade às 6h30, 8h30, 13h, 15h30 e 17h30. Posteriormente as embarcações paravam também no Cais Pharoux
     
    As passagens custavam 200 réis a pessoa estando calçada; 120 réis, sendo soldado; 80 réis, sendo escravo ou pessoa descalça. A carga era 30 réis por arroba.
     
    A exclusividade não era de Botafogo. Outros bairros como São Cristóvão, Caju e até a Ilha do Governador eram servidas com barcos a vapor, além de Niterói.
     
    Era através dessas embarcões que as mercadorias circulavam mais rápido e até barateavam o preço dos alimentos transportando um volume muito maior de carga e consequentemente aumentado a oferta de produtos.  
     
    Fonte: Charles Julius Dunlop
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Bar Veloso abriu as portas em 1945 e virou ícone da boemia carioca
      Saiba Mais
      Villiot, a casa sem janela em Copacabana, obra do italiano Antonio Virzi
      Saiba Mais
      Campos tem farol projetado pelo renomado engenheiro francês Gustave Eiffel em 1877
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO