A partir do dia 06 de julho de 1892, o então areal chamado Copacabana mudaria de cara para sempre. É a data da chegada dos bondes da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico, que construiu o ramal de Copacabana através do túnel Alaor Prata, posteriormente conhecido como Túnel Velho.
A obra custou à companhia cerca de 500 contos de réis, e até 1897 somente os seus bondes podiam transitar por ali. A abertura do túnel durou oito meses entre os morros da Saudade e São João.
A companhia disponibilizou para a inauguração 10 carros especiais puxados por burros conduzindo o primeiro uma banda de música da Marinha e o segundo o vice-presidente da República Marechal Floriano e autoridades.
A chegada do bonde trouxe progresso e crescimento à região. Até então, Copacabana era um bairro longínquo e habitado por pescadores e funcionários responsáveis pela manutenção do cabo submarino entre o Brasil e a Europa. A principal via de acesso ao bairro era pela Ladeira do Leme que era praticamente uma trilha de terra.
O bairro ganhou novas ruas e a configuração que se mantém até hoje.
Imobiliárias começaram a vender o bairro como uma opção "moderna" com um novo estilo de vida com "bondes até às duas horas da manhã". Muitos hotéis começaram a aparecer, principalmente tocados por estrangeiros que enxergavam um filão no novo balneário.
Fotos: Instituto Moreira Sales e Biblioteca Nacional
Leia mais: