É uma das mais famosas estações de trens do BrasiI e inicialmente era chamada de Dom Pedro II. O primeiro prédio foi construído em 1858 para inaugurar a linha da Estrada de Ferro Central do Brasil e demolido nos anos 30, para dar lugar ao atual, em razão das obras de eletrificação e expansão do sistema.
O novo edifício-prédio sede da Estrada de Ferro Central do Brasil, inaugurado em 1937, originalmente previa apenas uma ampliação e mais quatro andares; foi o arquiteto húngaro-brasileiro Geza Heller o principal inspirador que incluiu 32 andares e quatro relógios distribuídos na fachada.
O edifício, exemplar de arquitetura Art Déco carioca e símbolo de modernidade à época de sua construção, é composto por uma torre escalonada monumental e uma gare no estilo europeu.
Por muitos anos, até o início da década de 1990, várias composições que partiam da estação, ligavam o Centro do Rio de Janeiro aos estados de Minas Gerais e São Paulo.
Houve épocas em que outras composições, que faziam serviços intermunicipais de média distância, partiam da estação rumo ao município fluminense de Mangaratiba, situado na região litorânea da Costa Verde brasileira.
Dela hoje saem composições de diversas linhas, ligando o Centro aos demais bairros da Zona Norte e Oeste do Rio de Janeiro, e também aos municípios da Baixada Fluminense, inclusive a Linha Saracuruna, do qual originalmente saíam da garagem de Barão de Mauá, por pertencerem à antiga Estrada de Ferro Leopoldina.
A estação ficou mundialmente conhecida com o filme Central do Brasil que teve cenas rodadas no local e pelo qual Fernanda Montenegro concorreu ao Óscar de melhor atriz, em 1998.
Fonte: Biblioteca Nacional e Wikipedia
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