Ele teve a sua localização definida pela Resolução da Câmara Municipal, datada de 22 de dezembro do ano de 1840 e o autor do projeto foi o Arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. As obras do Mercado foram executadas pelo mestre Vicente Rodrigues.
O Mercado Público da Glória apresentava forma quadrangular, com circulação interna feita por ruas que se iniciavam em cada portão e terminavam no centro do pátio interno descoberto, além das outras ruas que ladeavam as faces da edificação.
Já a partir de 1870, ficou degradado originando problemas de higiene. Em 1874, uma leva de imigrantes alemães foi abrigada nos alojamentos do mercado e foi quase toda vitimada pela febre amarela. Por ordem do prefeito Henrique Valadares o mercado da Glória foi fechado e posteriormente virou um cortiço de famílias pobres e malandros perigosos.
Acabou demolido em junho de 1903, na reforma urbanística do prefeito Francisco Pereira Passos.
Próximo ao conjunto, ficava antiga sede da City Improvementes. Atualmente, este prédio abriga a Sede da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro – SEAERJ
Fonte: Revista Trama
Leia mais: