Localizada no município de Trajano de Moraes, na Região Serrana Fluminense, em área de Mata Atlântica, a floresta estadual José Zago foi criada em 2016 na área do antigo Horto Florestal.
A vegetação é composta por fragmentos florestais em diferentes estágios de regeneração, responsáveis pela recuperação de nascentes e pelo retorno da fauna silvestre.
Além da vegetação nativa, a área é ótima para turismo ecológico e de lazer, assim como para atividades voltadas à educação ambiental, possibilitando a compatibilização da conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. O lugar é palco de torneios de mountain bike e excelente para piqueniques e pesca.
O nome da Floresta Estadual é uma homenagem ao ex-chefe do Horto, José Zago. Ele começou a trabalhar no local em 1977, assumiu a chefia em 1988 e permaneceu no cargo até se aposentar, em 2008. Durante sua gestão, o Horto passou por importante trabalho de reflorestamento, além de várias obras de melhoria que o transformaram em um dos mais produtivos do estado.
Fonte: INEA
Leia mais: