TURISMO >> Roteiros

  • Trajano de Moraes completa 130 anos, município tem o 8º melhor clima do Brasil

    Da Redação em 25 de Abril de 2021    Informar erro
    Trajano de Moraes completa 130 anos, município tem o 8º melhor clima do Brasil

    O município de Trajano de Moraes completa neste domingo (25/04), 130 anos de Emancipação. Localizado na região serrana do norte fluminense, a 252 km do Rio, tem como principal atrativo a Represa da Tapera, ideal para esportes aquáticos. 
     
    Suas fazendas centenárias do período imperial possuem, em sua maioria, arquitetura bem conservada e objetos de época que valem uma visita. O contraste entre a história e a beleza natural da região é o ponto forte do lugar.
     
    Trajano dispõe de inúmeras potencialidades, como trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, percurso off road, cavalgada, raffting e parapente, sendo este o segundo melhor ponto para salto do Estado do Rio de Janeiro. Possui, ainda, lindas cachoeiras.
     
    Depois de aproveitar as várias modalidades de esportes radicais, os turistas podem ainda provar a banana passa, doce típico da cidade, e conhecer o trabalho desenvolvido pelo núcleo de artesanato local que conta com belos trabalhos em fibra de bananeira.
     
    O município possui uma altitude média de 655 metros. Durante o ano a temperatura varia entre 10 e 22 graus centígrados. Seu clima é considerado o 8º melhor clima do Brasil.
     
    A antiga cidade de São Francisco de Paula, que se transformou no município de Trajano de Morais, começou a ser povoada em 1801, por fazendeiros que se ocupavam de agricultura e da criação de gado de corte e leiteiro. Naquela época, as povoações sempre começavam em torno de pequenas capelas ou igrejas.
     
    Este pequeno povoado se ergueu em torno de uma casa de oração, cujo padroeiro era São Francisco de Paula e que pertencia ao Curato de Santa Maria Madalena. Curato era um povoado pastoreado por um Cura ou Vigário. O município foi elevado à categoria de Freguesia, graças à influência de José Antônio de Morais, rico proprietário nascido no Vale do Imbé e proprietário da Fazenda Aurora, em 1846.

    Ao mesmo tempo, terras de outro rico fazendeiro foram cedidas para a implantação da área urbana da cidade. Dessa forma foi feita a construção da Matriz de São Francisco de Paula, com recurso dos irmãos fazendeiros José Antônio e Elias de Morais.
     
    Em 1891, São Francisco de Paula foi transformado em município, com a presença de autoridades e nobreza da região. Logo após, a linha de trem chegou à estação de Aurora (hoje Visconde de Imbé). O progresso foi, então, acelerado.
     
    A cidade ganhou prédios importantes, mansões, uma praça, hotel de luxo e outros símbolos de riqueza e dinamismo, inclusive dois jornais de circulação semanal.

    Trajano de Morais, filho do Visconde de Imbé (José Antônio de Morais), tornou-se uma figura influente de seu tempo, principalmente por seu espírito dinâmico e seu caráter empreendedor. Faleceu em 1911 e o reconhecimento por seus esforços em prol do desenvolvimento da região chegaria anos mais tarde, em 1938, quando o município de São Francisco de Paula teve seu nome mudado para Trajano de Morais, em sua homenagem.
     
    Fonte: Prefeitura de Trajano de Moraes
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Arraial do Sana, lugar místico com muitas cachoeiras e música o ano inteiro
      Saiba Mais
      Cabo Frio, um roteiro de três dias muito além das praias
      Saiba Mais
      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO