TURISMO >> Histórias do Rio

  • Antigo areal, Ipanema foi vendida por lotes em 42 quarteirões

    Da Redação em 06 de Janeiro de 2022    Informar erro
    O loteamento de Ipanema começou na última década do século dezenove, mas ninguém queria morar naquele fim de mundo. A ocupação efetiva só aconteceu a partir de 1902, com a chegada dos bondes.
     
    O curioso é que o nome é originário do Barão de Ipanema, filho de paulista que nos fins do século XIX fundou em 1894 a Villa Ipanema (berço do bairro). José Antônio Moreira Filho (1830-1899) herdara o título de seu pai, José Antônio Moreira, que foi o primeiro Barão de Ipanema.
     
    E quem foi esse primeiro barão? Um minerador paulista que, ao receber o título, em 1847, decidiu homenagear sua cidade natal: São João de Ipanema, município de Iperó, SP.
     
    O bairro foi planejado com um "Parque Oceânico", na região que hoje abriga o Jardim de Alá e suas ruas tinham outros nomes: Rua 20 de Novembro (atual Visconde de Pirajá), Rua 28 de Agosto (atual Barão da Torre), Avenida Ipanema (atual Epitácio Pessoa), Rua Projectada (atual Saddock de Sá), Rua Dario Silva (atual Anibal de Mendonça), Rua Pedro Silva (atual Garcia D´Ávila), Rua Octavio Silva (atual Maria Quitéria), Rua Oscar Silva (atual Joana Angélica), Rua Montenegro (atual Vinicius de Morais), Rua 4 de Dezembro (atual Teixeira de Melo), Rua 16 de Novembro (atual Jangadeiros) e Praça Souza Ferreira (atual Nossa Senhora da Paz).
     
    As atuais ruas Redentor e Barão de Jaguaribe estão assinaladas no loteamento mas não abertas.

    A Rua Farme de Amoedo aparece como tendo comunicação com a lagoa mas tal nunca aconteceu.
     
    No final do século XIX o Barão de Ipanema organizou um loteamento que seria vendido por Antonio José da Silva.
     
    As denominações das ruas de Ipanema seguiram três critérios: homenagear membros e datas de efemérides da família do Barão de Ipanema, homenagear os integrantes da família do sócio do Barão, o Coronel A. J. Silva, e homenagear todos os que tiveram envolvidos no deferimento do processo de construção de Ipanema, desde o presidente Floriano Peixoto (atual Praça General Osório), ao presidente eleito Prudente de Morais, incluindo o prefeito e engenheiros da Prefeitura.

    Foram pouco mais de 40 quadras, divididas em 40 lotes que, na maioria, tinham 10m x 50m.

    A atual Visconde de Pirajá foi a primeira rua a ser aberta e nela foi colocado um trilho desmontável de madeira que ia até o bar 20, permitindo que um pequeno trole puxado a burro conduzisse os interessados em comprar terrenos.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Planaéreo do Rio, projeto de 1937, teria hélices de avião e circularia em trilhos suspensos
      Saiba Mais
      Louis Armstrong esteve no Rio em 1957 e foi recebido como super star
      Saiba Mais
      Reservatório do Cantagalo em Copacabana, construído na rocha em 1930, tem capacidade para 8 milhões de litros de água
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO