TURISMO >> Passeios

  • Bairro de Fátima: microbairro no Centro do Rio

    Da Redação em 09 de Outubro de 2019    Informar erro
    Local: Bairro de Fátima - Rio de Janeiro
    ENDEREÇO: Acesso pela Rua do Riachuelo pouco antes do Mundial Ver mapa
    Fundado em 13 de maio de 1935, o Bairro de Fátima é um sub-bairro do Centro do Rio formado a partir de imigrantes portugueses e posteriormente habitado também por imigrantes espanhóis e italianos. Com cerca de 4 000 habitantes, é um canto do Rio que muita gente sequer sabe que existe.
     
    O micro bairro é constituído por uma avenida principal de apenas 350 metros (Avenida Nossa Senhora de Fátima) sem saída, com uma praça em seu final (Praça Presidente Aguirre Cerda). Esta praça é ladeada por duas pequenas ruas de mesmo nome (Rua Guilherme Marconi), que dão acesso a escadarias que ligam o bairro às ruas Monte Alegre e Cardeal Dom Sebastião Leme, em Santa Teresa. Também na entrada do bairro à direita a Rua das Graças é sem saída e tem um pequeno largo arborizado.
     
    Entre os moradores ilustres que já passaram por lá estão Grande Otelo, Carmem Miranda, Tarcísio Meira e até Senor Abravanel, o Sílvio Santos.
     
    O curioso é que a praça principal leva o nome de um ex-presidente do Chile na década de 30: Presidente Aguirre Cerda.
     
    O principal restaurante do bairro é o Bar da Gente, comandado pelo gaúcho Domingos, um chef com anos de experiência em churrascarias. Seu restaurante serve carnes nobres, petiscos ótimos, variedade de cervejas . Não é a toa que virou o xodó do bairro e lugar predileto para assistir as partidas de futebol na TV.
     
    Destaque ainda para o Nicho Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Praça Presidente Aguirre Cerda, ao lado da atual Escola Municipal Guatemala. É carinhosamente conhecido  como Santinha. 
     
    Recomendamos o passeio! É um lugar seguro de circular!

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Vincenzo:
        Cheguei neste bairro quando tinha 10 anos, bons amigos eu fiz e os deixei mais tarde quando casei. Depois de muitos anos retornei e agora moro novamente e reencontrei meus velhos amigos. Alguns já se foram, outros tomaram rumos adversos, mas a essência de tudo permanece e está reacendendo, que é a amizade. Demonstrada e praticada com carinho e afeto pelo nosso Ilustre amigo Alan do Táxi. Lhe Saúdo e presto minha homenagem.

      • Comentário do post Angela Maria dos Santos:
        Morei mais de 20 anos, muito bom o lugar.

      • Comentário do post Elminha moreira:
        Esse bairro é muito familiar meus filhos foram criados aqui e tiveram uma infância maravilhosa amigos que são amigos até hoje 40 anos depois muito obrigado

      • Comentário do post Mario Braga:
        Apesar de sua história é como se o bairro não existisse. Pois você mandar uma correspondência e é reconhecido como Centro. O mesmo acontece com as correspondências enviadas para o Lgo. do Machado. Existe o bairro do Flamengo, Catete, mas o Largo, não. Ah! A última pessoa que morou no bairro e se tornou famosa foi Roberta Close, que mora na Suíça.f

      • Comentário do post Rocilda Pinheiro Alencar de Moura:
        Sou ex moradora, mas mantenho meu apto.pq. amo o Bairro de Fátima



CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA