TURISMO >> Passeios
-
Museu de réplicas em Guaratiba encanta adultos e crianças
Da Redação em 09 de Agosto de 2020 Informar erroLocal: Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro - Sítio São Pedro de Guaratiba ENDEREÇO: Estrada do Mato Alto, 6024 - Guaratiba CONTATO: (21) 98851-5052 | 2410-7183 DETALHES: Atividades suspensas durante a pandemia. Agendamento visitas:(21) 98851-5052 | Entrada para o museu: R$ 30,00 | Horário: das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h diariamente. LINK: Clique aqui e visite o site No bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, fica localizado o Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro, com exposição de cerca de 500 miniaturas produzidas pelo médico, artista e músico Roberto de Regina.
Aposentado da profissão de médico Roberto se dedica à arte. O acervo do museu é lindíssimo e inclui réplicas das principais catedrais e castelos europeus, do Vaticano, inclusive a Basílica de São Pedro, automóveis e trens antigos, o 14 Bis, de Santos Dumont e a Kitty Hawk, dos Irmãos Wright, aviões, embarcações como a Barca do Sol (usada no funeral do faraó Quéops, em 4500 A.C.) e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, entre outros.
A coleção tem ainda uma maquete de uma cidade europeia fictícia, com teatros, cinemas, igrejas e bondes. Entre as catedrais, Notre Dame, Sacré Coeur, Chartres, Rennes (França), Colônia (Alemanha), São Basílio, Moscou (Rússia).
As peças foram produzidas com alumínio, papel, cartolina, metal, borracha, plástico, madeira e variedade de outros materiais. O nome do museu é em homenagem ao braço direito de Roberto e também administrador do sítio.
Roberto de Regina explica que não gosta do termo miniaturas porque têm uma conotação de inferioridade. “Faço réplicas em escala de tudo o que foi inventado desde Leonardo da Vinci, com riqueza de detalhes”. A coleção começou quando ainda em sua juventude e até hoje Roberto, aos 91 anos, continua ampliando seu acervo.
O Sítio São Pedro de Guaratiba, conhecido por abrigar também a Capela Magdalena é um programa único, sem igual no Brasil, uma verdadeira joia. Ele pode ser visitado mediante agendamento e pagamento de ingresso.
Aos domingos, o sítio é aberto a uma programação que inclui a visita aos jardins, um recital de cravo na Capela Magdalena com repertório a partir do século XVI e almoço incluído no valor de R$ 150 por pessoa. Saiba mais AQUI.
Como chegar de carro: Vindo da Barra depois do túnel da Grota Funda, na quarta estação do BRT (Mato Alto), virar à direita, pega a estrada do Mato Alto, depois do segundo posto de gasolina, loja de material de construção, primeira a direita.
Tanto para o museu quanto para o passeio completo aos domingos, grupos de 10 ou mais pessoas têm condições especiais.
ATENÇÃO
Não somos responsáveis por alterações na programação.
Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
Apenas organizamos e compartilhamos a informação.
-
TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR
7 mirantes de tirar o fôlego no Rio de Janeiro
Saiba Mais Museu da Geodiversidade da UFRJ
Saiba Mais Trilha dos Dois Irmãos: visual estonteante
Saiba Mais
-
COMENTE AQUI
O QUE ANDAM FALANDO DISSO:
-
Maude:
Achei ótimo ter aqui uma coisa desse tipo. Na China há iguais em muitas cidades. Parabéns pela iniciativa. -
Kátia Isabel:
Adorei! Sou educadora ambiental e professora de Geografia. Tem condições especiais pra grupos de escolas públicas e privadas?Bafafá:
Olá! Entre em contato diretamente com eles no telefone que divulgamos na matéria. Boa sorte! -
ELLIANE D S RIBEIRO:
Boa noite, Haveria possibilidade de um preço mais acessível para um grupo de 33 crianças e 10 evangelizadores. Realizamos evangelização cristã espírita para crianças carentes em Sepetiba - em Rio de Janeiro - RJ. Nossos recursos são mínimos. Que sabe não é mesmo? Estejam com Deus. Agradecida. Lindas obras. ELLIANE - Ação Cristã Espírita Jesus de Nazaré, em Sepetiba .Bafafá:
Elliane, nós apenas divulgamos o lugar, você deveria entrar em contato diretamente com o Museu de Réplicas. Boa sorte! -
Aurora Azevedo:
Bom dia!!!! Achei muito interessante, só acho o vlr de entrada e do almoço caro. -
Ana Paula:
Adorei! Vou agendar a visita o quanto antes, pois fiquei muito curiosa e encantada com esse trabalho! -
-
-