TURISMO >> Passeios

  • Museu de réplicas em Guaratiba encanta adultos e crianças

    Da Redação em 28 de Abril de 2021    Informar erro
    Local: Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro - Sítio São Pedro de Guaratiba
    ENDEREÇO: Estrada do Mato Alto, 6024 - Guaratiba
    CONTATO: (21) 98851-5052 | 2410-7183
    DETALHES: A reabertura do espaço acontece no dia 01 de maio de 2021. Agendamento visitas:(21) 98851-5052 | 994705431 Entrada para o museu: R$ 30,00 | Horário: das 10h ao meio-dia e das 14h às 16h diariamente.
    LINK: Clique aqui e visite o site

    No bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, fica localizado o Museu de Réplicas Ronaldo J. Ribeiro, com exposição de cerca de 500 miniaturas produzidas pelo médico, artista e músico Roberto de Regina.

    Aposentado da profissão de médico Roberto se dedica à arte. O acervo do museu é lindíssimo e inclui réplicas das principais catedrais e castelos europeus, do Vaticano, inclusive a Basílica de São Pedro, automóveis e trens antigos, o 14 Bis, de Santos Dumont e a Kitty Hawk, dos Irmãos Wright, aviões, embarcações como a Barca do Sol (usada no funeral do faraó Quéops, em 4500 A.C.) e a esquadra de Pedro Álvares Cabral, entre outros.

    A coleção tem ainda uma maquete de uma cidade europeia fictícia, com teatros, cinemas, igrejas e bondes. Entre as catedrais, Notre Dame, Sacré Coeur, Chartres, Rennes (França), Colônia (Alemanha), São Basílio, Moscou (Rússia).

    As peças foram produzidas com alumínio, papel, cartolina, metal, borracha, plástico, madeira e variedade de outros materiais. O nome do museu é em homenagem ao braço direito de Roberto e também administrador do sítio.

    Roberto de Regina explica que não gosta do termo miniaturas porque têm uma conotação de inferioridade. “Faço réplicas em escala de tudo o que foi inventado desde Leonardo da Vinci, com riqueza de detalhes”. A coleção começou quando ainda em sua juventude e até hoje Roberto, aos 91 anos, continua ampliando seu acervo.

    O Sítio São Pedro de Guaratiba, conhecido por abrigar também a Capela Magdalena é um programa único, sem igual no Brasil, uma verdadeira joia. Ele pode ser visitado mediante agendamento e pagamento de ingresso. 

    Aos domingos, o sítio é aberto a uma programação que inclui a visita aos jardins, um recital de cravo na Capela Magdalena com repertório a partir do século XVI e almoço incluído no valor de R$ 150 por pessoa. Saiba mais AQUI.

    Como chegar de carro: Vindo da Barra depois do túnel da Grota Funda, na quarta estação do BRT (Mato Alto), virar à direita, pega a estrada do Mato Alto, depois do segundo posto de gasolina, loja de material de construção, primeira a direita.

    Tanto para o museu quanto para o passeio completo aos domingos, grupos de 10 ou mais pessoas têm condições especiais.



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Pesquisa aponta que o Rio tem 4º pôr do sol mais bonito do mundo
      Saiba Mais
      AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras Corcovado tem programação especial na Semana da Pessoa com Deficiência
      Saiba Mais
      Rio ganha Museu da História e Cultura Afro-Brasileira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Maude:
        Achei ótimo ter aqui uma coisa desse tipo. Na China há iguais em muitas cidades. Parabéns pela iniciativa.

      • Comentário do post Kátia Isabel:
        Adorei! Sou educadora ambiental e professora de Geografia. Tem condições especiais pra grupos de escolas públicas e privadas?
        Comentário do post Bafafá:
        Olá! Entre em contato diretamente com eles no telefone que divulgamos na matéria. Boa sorte!

      • Comentário do post ELLIANE D S RIBEIRO:
        Boa noite, Haveria possibilidade de um preço mais acessível para um grupo de 33 crianças e 10 evangelizadores. Realizamos evangelização cristã espírita para crianças carentes em Sepetiba - em Rio de Janeiro - RJ. Nossos recursos são mínimos. Que sabe não é mesmo? Estejam com Deus. Agradecida. Lindas obras. ELLIANE - Ação Cristã Espírita Jesus de Nazaré, em Sepetiba .
        Comentário do post Bafafá:
        Elliane, nós apenas divulgamos o lugar, você deveria entrar em contato diretamente com o Museu de Réplicas. Boa sorte!

      • Comentário do post Aurora Azevedo:
        Bom dia!!!! Achei muito interessante, só acho o vlr de entrada e do almoço caro.

      • Comentário do post Ana Paula:
        Adorei! Vou agendar a visita o quanto antes, pois fiquei muito curiosa e encantada com esse trabalho!



DIVULGAÇÃO