TURISMO >> Bairros

  • Morro do Rio já teve nome de Mont Henri e Laripe, antes de ser chamado de Viúva

    Da Redação em 28 de Janeiro de 2022    Informar erro
    Morro do Rio já teve nome de Mont Henri e Laripe, antes de ser chamado de Viúva

    Uma das fotos mais antigas do Morro da Viúva quando ficava à beira da Baía de Guanabara


    O Morro da Viúva, no bairro Flamengo, Zona Sul do Rio, tem apenas 79 metros de altitude e ganhou esse nome desde meados do século XIX, quando se tornou propriedade da viúva Joaquina Figueiredo Pereira de Barros, por herança do marido Joaquim José Gomes de Barros.
     
    Mas, a história do morro é bem anterior. Em 1555, os franceses chefiados por Villegagnon invadiram o Rio de Janeiro, criando a França Antártica. Eles nomearam o Morro da Viúva como Mont Henry, em homenagem ao rei da França, Henrique II, mas passou a ser chamado de Morro do Leripe. Existem duas versões para essa denominação: a primeira é que teria morado no morro em 1556 um francês chamado Jean de Lery, da esquadra de Villegagnon. Com o tempo ficou conhecido como Leripe. Outra hipótese é que veio da palavra “riri”, de origem tupi (“riripe”, “reripe” e por fim “leripe”), que significa ostra, pois havia muitas por ali.
     
    No Morro da Viúva existiam, até recentemente, vestígios de um forte de 1863. Há, também, no topo do morro, um reservatório de água construído em 1880 para abastecer os bairros do entorno.
     
    Até o início do século XX, o morro chegava na Baía de Guanabara onde existia uma grande pedreira. Consta que o obelisco da Av. Rio Branco foi talhado a partir de uma pedra inteira do morro.
     
    O mais curioso é que o Morro da Viúva é quase invisível ao nível da rua, oculto pelos prédios ao seu redor. Destaque para o jardim do condomínio Signore del Bosco no alto do morro. 
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Edifício Ipu, em estilo art déco, imita navio com escotilhas
      Saiba Mais
      7 lugares quase secretos do Rio de Janeiro que surpreendem
      Saiba Mais
      Rua Cardoso Júnior, o cantinho "escondido" do Rio, parece uma cidade do interior
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO