Apesar do bonde puxado por mulas existir desde 1868, o primeiro bonde elétrico no Rio só começou a circular no dia 12 de agosto de 1892. Nesta data, o "novo bonde" saiu da Rua Dois de Dezembro até a Rua do Russel numa viagem experimental. Oficialmente só foi inaugurado no dia 08 de outubro daquele ano com a presença do presidente Floriano Peixoto.
O roteiro era muito maior saindo do Largo da Carioca, antigo Teatro Lírico, passando pela Senador Dantas, Rua do Passeio, Largo da Lapa, Praia do Russel e Praia do Flamengo.
Até então, a frota de bondes de tração animal empregava 1300 muares com enorme despesa com a alimentação dos animais. Consta que eles eram alimentados com alfafa importada do Rio da Prata.
A tração elétrica nos bondes do Rio de Janeiro substituiu com grande vantagem a animal e significou um salto de qualidade na história do transporte carioca, pois as viagens podiam ser feitas com mais rapidez.
Foram os bondes também que abriram as fronteiras para o então longinquo bairro de Copacabana. Em 1892, os bondes também chegaram ao balneário após a abertura do Túnel Velho.
Não é a toa que os bondes cariocas duraram mais de 100 anos só sendo aposentados na década de 60. A maior parte foi destruída e o restante vendidos para museus no exterior, inclusive dos EUA.
Leia mais: