De autoria do escultor e pintor Eduardo de Sá, o obelisco da Av. Rio Branco foi inaugurado em 1906 como um presente à cidade do empresário do setor de construção civil, Antônio Januzzi, responsável pela construção da então avenida Central. Ele é constituído por quatro pétreos pesando 27 toneladas e medindo 28 metros de altura. O granito foi extraído do Morro da Viúva.
Eduardo de Sá, ex-aluno do também escultor Rodolfo Bernardelli, tem entre suas obras o monumento ao Marechal Floriano Peixoto, na Praça Tiradentes e o quadro Tiradentes, a confirmação da sentença, pertencente a um dos Palácios da Presidência da República.
Quando foi construído o obelisco ficava de frente para o mar fazendo parte da Orla do Centro da Cidade.
Ele exibe uma placa com os dizeres: "Sendo Presidente da República S.Excia. o Sr. Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves e Ministro da Indústria, Viação e Obras Públicas o Exmo. Sr. Dr. Lauro Severiano Muller, foi decretada, construída e inaugurada a Avenida Central, executando os trabalhos a Comissão Construtora, tendo como engenheiro-chefe o Dr. André Gustavo Paulo de Frontin, 15 de novembro de 1902 - 15 de novembro de 1906".
O curioso é que anos depois, em 1930, com a vitória da Revolução de 1930, soldados gaúchos, cumprindo promessa feita, amarraram ali seus cavalos.
Fonte: Biblioteca Nacional
Leia mais: