ARTE E CULTURA >> Evento

  • Festival Cine Educação, sexta edição tem como tema Educação e as Metrópoles

    Da Redação em 24 de Outubro de 2023    Informar erro
    Festival Cine Educação, sexta edição tem como tema Educação e as Metrópoles
    Local: Festival Cine Educação
    DATA : 25/10/2023
    DATA : 26/10/2023
    DATA : 27/10/2023
    O projeto Cine Educação realiza mais um Festival Cine Educação com uma seleção de filmes produzidos no Rio de Janeiro. Este ano, a temática escolhida foi Metrópoles, a partir dos eixos: mobilidade, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente e acesso à cultura e saúde.
     
    Da próxima quarta-feira (25/10) até sexta-feira (27/10), o evento vai passar pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), pelo Centro do Rio, por Japeri, Campo Grande e pelo bairro de Botafogo. A cerimônia de abertura será em um dos espaços de cinema mais tradicionais da cidade, o Estação NET Botafogo.

    Mais de 50 autores se inscreveram para participar do VI Cine Educação e os premiados serão exibidos ao longo do festival.
     
    O filme “NEM (Novo Ensino Médio), Um Fracasso Anunciado”, do diretor Carlos Pronzato, foi um dos selecionados pela equipe curadora. A produção trata do Novo Ensino Médio instituído durante o governo Temer e implementado no governo Bolsonaro. Sem discussão com a sociedade, o modelo instaura uma nova organização curricular que tem sido alvo de críticas por diversos educadores.

    Outro escolhido foi o “Você Pode?”, sob a direção de Guido Marcondes, o curta debate a sobrecarga que os professores sofrem através das ordens e pedidos dos diretores e donos de escolas.

    Oficinas de cinema
    O Cine Educação mantém oficinas de aprendizado para promover formação técnica de novos cineastas, como a oficina de animação com crianças da Cidade Nova, região considerada das mais desiguais da cidade e onde o Cine Educação se juntou a Rede de Acolhimento da Cidade Nova. Vale ressaltar que algumas das produções feitas na oficina serão exibidas no festival.

    Entre os destaques dessa edição, teremos a participação do projeto Guardiãs das Matas, programa da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima da Prefeitura do Rio de Janeiro que trabalha com a preservação ambiental das matas nas comunidades da cidade. Bernard Brito, coordenador do Cine Educação, comenta a importância de trazer a participação das mulheres para debater as questões socioambientais da nossa região “conhecer o olhar feminino sobre temas tão caros a sociedade é fundamental para combater o racismo ambiental que afeta especialmente as mulheres”.

    O projeto Cine Educação é realizado pela B7 Eventos Curadoria e Conteúdo com o apoio da Prefeitura do Rio, do SINPRO-RIO, Estação NET Cinema, ASCINE e demais apoiadores a fim de estimular a produção do audiovisual local e estabelecer um intercâmbio cultural com base na arte e na educação.

    6º FESTIVAL CINE EDUCAÇÃO - DE 25 A 27 DE OUTUBRO DE 2023
     
    Dia 25 (Quarta-feira)
    10 horas - Estação NET Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo, Rio de Janeiro)
    18 horas - UERJ Auditório 91 (Rua São Francisco Xavier,  524, Maracanã,  Rio de Janeiro)
     
    Dia 26 (Quinta-feira)
    18 horas - Sinpro - Centro Cultural Paulo Freire (Rua Pedro Lessa, 35, Centro, Rio de Janeiro)
    18h30 - Centro Cultural Luis Eduardo Magalhães (Av. Tancredo Neves - Parque Mucaja, Japeri)
     
    Dia 27 (Sexta-feira)
    18 horas -  Sinpro Sede Local Campo Grande (Rua Manaí, 180, Campo Grande, Rio de Janeiro).


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Queerioca tem ótima programação cultural e a primeira edição da Feira Alvoroço com KaraoQueer
      Saiba Mais
      Prix Photo Aliança Francesa prorroga inscrições até 11 de junho
      Saiba Mais
      ABL: palestras sobre "Mitos da Música Brasileira", Geraldo Carneiro abre falando de Tom Jobim
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO