MAIS COISAS >> Jornal Bafafá

  • UERJ institui Ano Darcy Ribeiro para lembrar centenário de nascimento do educador

    Da Redação em 12 de Janeiro de 2022    Informar erro
    A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira, instituindo o Ano Comemorativo Darcy Ribeiro, em 2022. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino, bem como pela defesa da democracia e do estado democrático de direito, no ano de seu centenário.

    "Darcy Ribeiro é um exemplo  de  resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas", afirma o reitor Ricardo Lodi.

    Em destaque, a fundação da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), a criação dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) na década de 1980,  a idealização do Museu do Índio e o Parque Indígena do Xingu, além de estudos sobre o impacto da civilização sobre os grupos indígenas brasileiros no século XX para a UNESCO e a participação na organização da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (Lei nº 9394/96), entre outros.

    Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Ribeiro foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, sendo homenageado  por Universidades como Sorbonne, Copenhague, Uruguai, Venezuela e UNB.

    “O Ano Darcy Ribeiro na Uerj será repleto de atividades relacionadas à educação e cultura, com palestras, seminários, apresentações artísticas, entre outros”, declara Lodi.
     
    Fonte: UERJ


    • MAIS COISAS QUE PODEM TE INTERESSAR

      Carioca pode sugerir locais para o plantio de árvores, região portuária ganha 26 mudas
      Saiba Mais
      Villa Santos-Dumont, uma pérola "secreta" em Paris homenageia o brasileiro "pai da aviação"
      Saiba Mais
      Supervia vai investir R$ 5 milhões na reforma da Estação Leopoldina
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO