TURISMO >> Bairros

  • Construção da Av. Atlântica começou em 1906 e mudou a cara de Copacabana

    Da Redação em 12 de Janeiro de 2022    Informar erro
    A construção da avenida Atlântica começou em 31 de janeiro de 1906. O autor do projeto e responsável pela construção foi o engenheiro Augusto Américo de Souza Rangel. 
     
    Seu calçadão foi feito com pedras pretas de basalto e pedras brancas de calcita, trazidas de Portugal, o que lhes rendeu o apelido de pedras portuguesas.
     
    O padrão de ondas é do século XIX e foi criado para a Praça do Rossio, em Lisboa – uma homenagem ao encontro das águas do rio Tejo com o Oceano Atlântico.
     
    A avenida tinha 4,5 metros de largura, meios fios e cerca de quatro quilômetros da Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme, até a Praça Coronel Eugênio Franco, no Posto 6. 
     
    Como tudo neste país, a obra chegou a ficar parada até ser retomada. Em 1907, terrenos na avenida foram anunciados para venda e a obra finalmente foi concluída. Posteriormente, em 1919, na gestão do prefeito Serzedello Correa, a orla foi aterrada e ficou com 18 metros. 
     
    Ao longo do tempo, o calçãdão foi destruído várias vezes pela ação das ressacas na orla. A partir dos anos 70, quando a orla foi reurbanizada, as ondas do calçadão foram construídas na horizontal do mar como é até hoje.
     
    Fotos: IMS
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Bairro Glória vai receber obras de conservação e nova iluminação
      Saiba Mais
      Athaydeville, o maior golpe imobiliário da história do Rio
      Saiba Mais
      Urca: charme e vista cinematográfica do Rio encantam cariocas e turistas
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO