ARTE E CULTURA >> Evento

  • Arte, cultura, educação ambiental e tecnologia na Ilha de Paquetá

    Da Redação em 14 de Fevereiro de 2021    Informar erro
    O projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, lança em fevereiro o evento virtual, II Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia (FLAMATEC), comemorativo aos 12 anos de existência do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá.
     
    O lançamento do Festival  será através do site: https://flamatec.nossopapel.org.br e do canal do YouTube, que reunirá atividades voltadas à literatura, saúde, música, arte e tecnologia com oficinas de poesia, contadores de história, reciclagem, workshops, mini-vídeos educacionais e exposições, configurando uma pequena mostra de trabalhos realizados  para o público infanto-juvenil da Ilha e ampliando o público para o mundo virtual.
     
    O projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá que integra  e semeia arte, cultura, educação ambiental, tecnologia  e ciência, desenvolvido pela ONG O Nosso Papel, sob a coordenação técnica da psicóloga e arte educadora Claudia Luna,  trabalha com  um modelo de  gestão compartilhada junto aos coordenadores, moradores da ilha,  como  Ana Claudia Casado, Cecília Fonseca e José Felipe dos Santos Lima.
     
    Localizada no nordeste da baía de Guanabara,  Paquetá é um bairro do município do Rio de Janeiro, e faz parte hoje do roteiro de turismo, e  circuito cultural e gastronômico da cidade.  A sensação que se dá chegando por lá, é o que tempo parou. Não tem carros particulares, buzina e insegurança. O que se vê são crianças brincando na rua, casinhas de muro baixo, lendas, histórias e muitos lugares pitorescos para belas  fotos.
     
    Foi pensando nesse cenário, que foi desenvolvido o projeto de fotografia com crianças e jovens para formação de fotógrafos que será um dos destaques da programação do novo blog. As fotografias produzidas por crianças a partir dos dez anos de idade já geraram muitas exposições. Paisagens de Paquetá, trabalhadores da Ilha, entorno da Baia de Guanabara, entre outras e com parte das imagens foram produzidos  cartões postais.
     
    Em tempos de pandemia, os internautas poderão conferir o protejo Andorinhas do Bem, idealizado pela Dra. Carolina Luna, presidente da ONG O Nosso Papel, que reuniu muitos amigos voluntários que confeccionaram máscaras de tecido e faceshield artesanal  para doação inicialmente em hospitais e posteriormente para outras  comunidades e Pontos de Cultura localizados no Rio de Janeiro.
     
    ONG O Nosso Papel, que nasceu de um projeto pioneiro no Rio de Janeiro em educação ambiental, o PVE da  PUC Rio, ampliou o  trabalho do Ponto de Cultura cujas ações já eram realizadas por moradores da Ilha através da utilização de metodologia específica para crianças com realizações de inúmeras oficinas de reutilização de materiais integradas a processos criativos.
     
    A atividade literária também foi ampliada, sendo lançado desde 2008 com apoio da APPERJ - Associação de Poetas do Estado do Rio de Janeiro, da qual a coordenadora técnica faz parte desde 2001, o evento Ponto com Letra realizado na Biblioteca Escolar Municipal Joaquim Manoel de Macedo , na EM Joaquim Manoel de Macedo e em espaços públicos promovendo o intercâmbio de escritores com as crianças de Paquetá.
     
    Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá foi o primeiro Ponto de Cultura na Ilha sendo aprovado no edital de 2005 do Ministério da Cultura e posteriormente conveniado com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio Janeiro sendo  parte de uma enorme rede a nível estadual e nacional e através da relação direta com o Ponto de Mídia Livre, que atua na área de comunicação com canais abertos nas redes sociais para a divulgação do trabalho de todos os Pontos localizados no Rio de Janeiro.
     
    Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá realizado pela ONG O Nosso Papel, pretende difundir , integrar e  reunir  em uma mostra  virtual diversas atividades ( oficinas literárias, artesanais, audiovisuais e digitais ) realizadas nas ilhas  Digital, Audiovisual e Difusiva que integram o projeto através da realização do II Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia, em formato  virtual com atividades voltadas para o público infanto juvenil.
     
    Evento II Festival de Letras, Artes, Meio Ambiente e Tecnologia
    Evento Virtual - Lançamento Dia 07/02/2021 a 15/03/2021
    Acesse nossos canais
    Facebook @OngONossoPapel
    @PontoDeCulturaFazendoaDiferençaEmPaquetá
    @JovensFotógrafos
    Instagram @IlhadePaquetaPQT
    Youtube: Ilha de Paqueta
     


    • ARTE E CULTURA QUE PODEM TE INTERESSAR

      Prix Photo Aliança Francesa: 1º lugar vai ganhar viagem à Paris
      Saiba Mais
      Arte de Portas Abertas, Santa Teresa, já tem data
      Saiba Mais
      BioParque do Rio promove a primeira edição da Colônia de Férias
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Terezinha Belmomte:
        Projeto muito interessante Paqueta e um bairro Um dos aspectos do Rio de Janeiro


DIVULGAÇÃO