TURISMO >> Passeios

  • Parque das Ruínas, importante e bonito centro cultural do Rio, reaberto mediante agendamento

    Da Redação em 22 de Junho de 2021    Informar erro
    Local: Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
    ENDEREÇO: Rua Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa
    CONTATO: 21 2215-0621 ou 2224-3922
    DETALHES:
    Durante a pandemia retirada de ingresso gratuitos pelo Sympla:  www.sympla.com.br/parquedasruinasoficial - Funcionamento 09h às 16h
    Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas é um parque público e centro cultural localizado no bairro de Santa Teresa. Localiza-se nas ruínas do prédio que foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo, erguida entre 1898 e 1902.
     
    Conhecida como a "marechala da elegância", ela costumava reunir intelectuais e artistas nas dependências do palacete, recuperado por um projeto premiado dos arquitetos Ernani Freire e Sonia Lopes que manteve a estrutura das ruínas agregando modernidades.
     
    As ruínas do antigo palacete passaram por um processo de restauro e impermeabilização minucioso.
     
    O local tem vista panorâmica para a Baía de Guanabara, de um lado, e para o Centro da cidade, do outro lado. É um bom local para se entender a geografia da cidade.
     
    O casarão foi, durante a década de 1920, o ponto de encontro do modernismo no Rio de janeiro, e um dos pontos mais frequentados da vida cultural carioca durante as duas próximas décadas, sendo um local de festas que reuniam famosos e figuras proeminentes da época, como Villa-Lobos, Tarsila do Amaral e a bailarina Isadora Duncan, até a morte da anfitriã. 
     
    Laurinda morreu em 16 de julho de 1946, e não deixou filhos. Em seu testamento, deixou a casa para o Instituto Hahnemanniano do Brasil, sediado na Capital Federal; contudo, a sociedade homeopática não chegou a tomar posse do imóvel. 
     
    O local foi abandonado e invadido, saqueado e ocupado por pessoas em situação de rua. Há relatos de que as maçanetas, feitas de ouro, foram apropriadas nesse período, assim como um valioso piano.
     
    Quase meio século mais tarde, já em 1993, a Prefeitura do Rio de Janeiro tombou o que sobrava da propriedade e, em 1997, foi inaugurado, no local, o Parque das Ruínas. As ruínas apresentam, hoje, um estilo que mistura tijolos aparentes, combinados com estruturas metálicas e estruturas em vidro.
     
    O local é um concorrido espaço de eventos culturais da cidade, mas com a pandemia as atividades estão suspensas. Já abrigou concertos, shows, feiras de livros, exposições, teatro, eventos gastronômicos, entre outros.
     
    Fonte: Wikipedia

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Visitas guiadas à Biblioteca Nacional
      Saiba Mais
      Fundação Eva Klabin: acervo de arte aberto ao público
      Saiba Mais
      Museu de Arte do Rio: joia carioca
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA